Barco Hospital é um grande presente para população ribeirinha, diz Dr. Neidson

Nos últimos meses, o parlamentar acompanhou a estruturação e a implantação dos equipamentos na embarcação, como profissional da área da saúde deu sua parcela de contribuição.

Publicada em 18 de August de 2016 às 09:35:00

Durante a solenidade de entrega do Barco Hospital Walter Bártolo realizada nesta terça-feira (16), no município de Guajará-Mirim, o deputado estadual Dr. Neidson Soares (PMN) salientou a importância para a comunidade ribeirinha tanto brasileira como boliviana ao longo das margens dos rios do Vale do Mamoré e Guaporé.

O evento foi realizado as margens do rio Mamoré, onde o barco estava ancorado. Com a presença do governador Confúcio Moura, autoridades federais, estaduais e municipais, o deputado Dr. Neidson prestigiou a solenidade. Nos últimos meses, o parlamentar acompanhou a estruturação e a implantação dos equipamentos na embarcação, como profissional da área da saúde deu sua parcela de contribuição.

“O barco que navegará pelos rios de Rondônia facilitará o acesso à saúde e a tratamentos odontológicos às comunidades localizadas ao longo dos rios rondonienses. Antes mesmos de ser deputado, como médico estive algumas vezes participando de ações sociais devido às dificuldades enfrentadas pela comunidade ribeirinha. O empenho do Governo do Estado e o compromisso das autoridades bolivianas somam a uma parceria que resultará em benefícios a comunidade”, destacou o parlamentar.

Os profissionais que fazem parte da tripulação que viajará pelas localidades ribeirinhas ao longo dos rios, é composta por dois médicos de nacionalidade boliviana, além de profissionais da área de saúde de Guajará-Mirim e de outros municípios do Estado de Rondônia. Os governos boliviano e brasileiro, do estado de Rondônia e do Departamento do Beni, firmaram intercâmbio com o termo de compromisso para manter profissionais no Barco Hospital que atenderá moradores as margens dos rios do lado brasileiro e boliviano.

O barco avaliado em R$ 4 milhões e equipado com aparelhos médicos foi entregue ao Estado pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela usina de Jirau, em cumprimento à compensação social.

O Barco Hospital nesta terça-feira a tarde partiu de Guajará-Mirim com destino a localidade de Deolinda, onde percorrerá a região do Vale do Mamoré e Guaporé, tendo previsão de retorno no dia 26 de agosto.