Boabaid mostra vídeo sobre operação policial envolvendo advogado na capital

Em pronunciamento, parlamentar pediu retratação do presidente da OAB.

Publicada em 29 de June de 2016 às 11:19:00

Durante seu pronunciamento no grande expediente, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (28), o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) tratou da ocorrência envolvendo um advogado e um policial militar, em Porto Velho. O parlamentar exibiu um vídeo mostrando o contrário do que disse o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Rondônia, Andrey Cavalcante.

Segundo o parlamentar, a OAB deve defender as questões constitucionais. “Não sou contra a Ordem nem contra os advogados, mas qualquer pessoa que tente denegrir a imagem da Polícia Militar terá meu repúdio”, afirmou.

Boabaid mostrou vídeo da entrevista com o presidente da OAB, Andrey Cavalcante, onde ele pede que, se o advogado agiu irregularmente, que fosse flagranteado, mas diz que a PM utilizou de violência e o advogado sofreu requintes de crueldade.

Na sequência, o parlamentar mostrou vídeo gravado pela câmera de segurança de uma empresa, que registrou toda a ação mostrando o advogado agredindo o policial. Diante disso, Jesuíno pediu ao presidente da OAB que se retrate com os policiais militares.

O deputado elogiou a postura do tenente coronel Frederico Correia de Oliveira, que mesmo pressionado por cerca de 80 advogados, afirmou que não puniria nenhum de seus comandados sem antes apurar os fatos. “Foi um ato de muita coragem e merece voto de louvor desta Casa”, acrescentou.

Afirmou que os policias também são vítimas e que aguardou o momento certo para fazer seu pronunciamento mostrando que os militares foram vítimas do sistema.

Finalizou exaltando que não aceitará que uma instituição venha querer marginalizar e criminalizar os PMs e que a Associação dos Familiares e Praças da Polícia Militar (Assfapom) tem legitimidade para defender os policiais.

Apartes

Adelino Follador (DEM) parabenizou Jesuíno Boabaid por mostrar esta realidade, dizendo ter ficado patente que os policiais não usaram força física nem armamento para conter o advogado.

Airton Gurgacz (PDT) disse que na época em que era diretor do Detran, intensificou as blitze da Lei Seca, afirmando que ninguém pode dirigir alcoolizado.

Laerte Gomes (PSDB) salientou o trabalho realizado pela Polícia Militar em defesa do cidadão.