Boabaid quer explicações sobre não cumprimento de compromisso

Deputado está indignado com a falta de responsabilidade do governo do Estado que não cumpre compromissos.

Publicada em 06 de May de 2016 às 11:03:00

O deputado Jesuíno Boabaid (PMN), na sessão desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa disse que no último domingo esteve na Estrada do Belmont, em Porto Velho, para fiscalizar a medida de providências que o DER deveria ter tomado, após compromisso feito com o parlamentar.

Segundo Boabaid, que atendendo à solicitação dos moradores da região pediu a desobstrução da via ficou decepcionado ao verificar que até o momento nada teria sido feito e que o Poder Público não honrou com seu compromisso.

“Eu vou procurar o diretor do DER, Ezequiel Neiva, para saber o que está acontecendo porque é inaceitável que um órgão público faça um deputado de palhaço, afinal, fiz um compromisso diante da comunidade e isso não foi cumprido”, declarou o deputado. Segundo ele, está completamente da mesma forma, impedindo os moradores do seu direito de ir e vir,.

Segundo Boabaid, trata-se de centenas de famílias atingidas pelas enchentes do Madeira que aguardam as inúmeras promessas feitas pelo governo de Rondônia. O parlamentar disse que o Estado prometeu distribuição de casas e indenizações para as famílias, porém muitas estão retornando para o campo por se sentirem abandonadas pelo Poder Público.

“São pessoas de baixa renda, sem o mínimo de condições de sobrevivência, a não ser da pesca e do cultivo de pequenas produções”, disse o deputado.

O parlamentar comentou que audiências públicas já foram realizadas na Assembleia para o debate da situação dos atingidos pelas enchentes. Atualmente, ressaltou, as vítimas vivem em um ambiente sem acesso a posto de saúde, escolas e a segurança é caótica.

“Aquilo está virando um modelo da favela Cidade de Deus, com uma violência exacerbada. E como presidente da Frente Parlamentar que trata da situação dos atingidos pelas enchentes espero que o Governo tome atitudes imediatas para sanar esse problema”, declarou Jesuíno Boabaid.

Contratações dos bombeiros

O deputado disse que esteve com representantes da Sugesp e que o órgão pediu prazo de dez dias para a contração de novos bombeiros que se encontram aptos para a posse. Segundo Boabaid, a Corporação do Corpo de Bombeiros tem um déficit de mais de 60% no seu atual efetivo.

“O efetivo dos bombeiros deveria estar preenchido com mais de 1500 servidores, porém não chega a 700 o número do quadro atual”, informou o parlamentar.

Boabaid disse esperar que o mesmo não aconteça com os 440 novos policiais militares que estão se formando e que todos sejam contratados imediatamente.

Porque se isso acontecer é uma questão de ingerência e irresponsabilidade.

“Dizer que a não contratação imediata se dá por um erro de cálculo depois de todo o certame, edital, concurso, aprovação para dizer que não tem como contratar é balela, chamo de improbidade administrativa”, ressaltou Jesuíno.

O parlamentar direcionou seu pronunciamento ao governador Confúcio Moura (PMDB) e pediu ao chefe do Executivo Estadual que tome providências, converse com seu secretariado e que os orientem a realizar a contratação dos policiais militares em finalização de curso.

“Caso contrário irei encaminhar ao Ministério Público pedido de abertura de processo administrativo contra os órgãos competentes”, alertou o deputado.