Boas práticas para manipulação de alimentos é tema de palestra no Sesc Rondônia

Na palestra foram abordadas técnicas de higienização como fonte fundamental de prevenção de doenças que possam ser transmitidas através do manuseio incorreto dos alimentos.

Publicada em 06 de May de 2016 às 09:26:00

No dia 02 de maio aconteceu no auditório do Sesc Esplanada uma palestra onde foi abordado o tema “Boas Práticas - Para manipulação de alimentos”, ministrada pelas nutricionistas Queila Silva e Valécia Miranda, integrantes da coordenação do Programa Mesa Brasil Sesc no estado de Rondônia. Participaram do evento, representantes das instituições filantrópicas cadastradas no Programa.

Na palestra foram abordadas técnicas de higienização como fonte fundamental de prevenção de doenças que possam ser transmitidas através do manuseio incorreto dos alimentos. Foi ensinado a identificar quem são os manipuladores, o que é segurança alimentar e nutricional, quem são e quais riscos oferecem os perigos físicos, químicos e biológicos, higiene do manipulador, ambiente, equipamentos e utensílios, recebimento, seleção, sanitização, armazenamento, pré-preparo, produção e distribuição dos gêneros, cocção e sobras, coleta do lixo e controle de pragas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a higiene dos alimentos compreende todas as medidas necessárias para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhes são próprias e com especial atenção para o conteúdo nutricional. “Foi pensando nestes problemas que a coordenação do Mesa Brasil vem desenvolvendo ações educativas orientativas às Instituições. A ideia é ensinar hábitos corretos e assim diminuir o índice de contaminação através do alimento”. Orienta Queila Silva, coordenadora do Programa no estado de Rondônia.