Boxes do Shopping Popular são demolidos pela Prefeitura

O local foi muito atingido pela enchente do rio Madeira e os permissionários dos boxes se alojaram nas praças Marechal Rondon e Jonatas Pedrosa.

Publicada em 15 de December de 2014 às 18:57:00

A Prefeitura de Porto Velho está em fase de conclusão da demolição dos boxes do antigo Shopping Popular. A comunidade de entorno e os comerciantes das proximidades denunciaram que o local estava sendo utilizado para assaltos, consumo e tráfico de drogas. O prefeito determinou a entrada das máquinas da Secretária Municipal de Serviços Básicos (Semusb) na área, o que aconteceu no final de semana, devendo os serviços serem encerrados nesta terça-feira (15).

O local foi muito atingido pela enchente do rio Madeira e os permissionários dos boxes se alojaram nas praças Marechal Rondon e Jonatas Pedrosa. O local ficou vazio e começou a proliferar crimes no local, tornando as proximidades perigosas para o trânsito das pessoas e para a prática do comércio.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) está avaliando as melhores formas de ocupação do prédio, enquanto isso ele permanecerá apenas com suas estruturas básicas, ficando seu interior aberto. O que já se tem por certo é que aos domingos será realizada uma feira livre no local. “Além da feira livre, algumas ideias estão sendo analisadas. Há a proposta de implantação de uma Central de Abastecimento, Ceasa, o que parece ser bom para os produtores rurais, para os ribeirinhos e para a população em geral. O município está precisando de um Ceasa aqui, mas isso ainda não está decidido”, disse Carlos Cabral, assessor da Semdestur.

Quanto ao Shopping Popular, ele voltará a funcionar, mas em novo local. A Prefeitura está em fase de conclusão da locação de três áreas na Avenida Sete de Setembro. Uma delas é onde funcionou por um tempo a Defensoria Pública, na outra funcionou uma Igreja e a outra é uma área de estacionamento. Durante o período das festas de final de ano os próprios permissionários pediram ao prefeito permissão para continuarem nas praças, mas suas realocações acontecerão dentro de poucos meses. Os acordos de alugueis serão fechados em meados de janeiro, quando serão iniciadas as reformas e adaptações. Serão construídas divisórias, instalada a climatização e confeccionadas a comunicação visual e demais pinturas do espaço. Mais de trezentos boxes poderão funcionar no novo Shopping Popular, que também poderá oferecer espaço para depósitos aos permissionários.

Sobre alguns rumores de que o novo local não favoreça muito o comércio, visto sua distância da beira do rio Madeira, onde os ribeirinhos costumavam frequentar assim que desembarcavam, o funcionário da Semdestur afirmou que deverá haver um tempo para essa adaptação. “Toda mudança gera desconfiança. Isso é natural no povo. Os permissionários já reclamavam da antiga localização. Diziam que era muito parado para as vendas. Agora, há pessoas que reclamam da nova localização. Dizem que pode não favorecer as vendas, mas cremos que não será assim. Há uma parada de ônibus bem em frente ao novo local, a Avenida Sete de Setembro é a principal via comercial da cidade e, além disso, a Prefeitura realizará uma grande campanha publicitária para atrair a sociedade. Portanto, nossa esperança é de que logo eles vejam como melhoria para eles essas mudanças”, destacou o assessor.

Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros