Cacoal passa a ter lei municipal que incentiva o servidor público à doação de sangue

Lei 3.646/PMC/2016 visa sensibilizar e mobilizar os servidores para doação de sangue de maneira voluntária.

Publicada em 31 de August de 2016 às 14:03:00

A assinatura da Lei 3.646/PMC/2016 que dispõe sobre a criação de incentivo à doação regular de sangue para os servidores do município de Cacoal aconteceu no gabinete do prefeito Francesco Vialetto – atribuindo o ato solidário – e motivada pela necessidade de suprir o estoque da Fundação de Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) de Cacoal. “Que este ato não seja só pelas vantagens da folga, mas seja também um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, afirma o gerente da fundação Tochiuqui Nakandakare ressaltando o incentivo para mobilizar os servidores de maneira voluntária.

Conforme a Lei fica estabelecido que servidores do sexo masculino que efetuar 04 (quatro) doações de sangue no período de 01 (um ano) e servidores do sexo feminino efetuar 03 (três) doações no mesmo período terão um período de 08 (oito) dias de folga, que deverá ser fracionado em pelo menos dois períodos, ao servidor público do município de Cacoal, a titulo de incentivo a doação de sangue, que efetuar doação periódica ao Fhemeron.

É preciso criar o hábito de doar. “Apesar de todos saberem da importância da doação de sangue, a prática, infelizmente, ainda está longe de atingir os níveis necessários. Por isso, nosso objetivo maior é incentivar o servidor municipal a ser um doador voluntário. É importante lembrar que o doador precisa ter a idade mínima de 16 anos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos pais ou responsável legal durante o processo. É importante lembrar ainda que o peso mínimo para a doação de sangue é de 50 quilos e que o candidato esteja gozando de boa saúde e bem alimentado”, completa Tochiuqui.

ASSESSORIA