Calculadora do Cidadão já tem versão para uso em celular

Pelo celular é possível calcular quanto um investimento renderá no futuro, quantas parcelas serão necessárias para quitar uma dívida, descobrir qual será o valor gasto com juros no pagamento parcelado.

Publicada em 02/11/2012 às 16:00:00

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os consumidores já têm disponível uma nova ferramenta para usar no celular que permite calcular rendimento de investimentos ou gastos com juros no pagamento de crédito parcelado.

A versão para celular da Calculadora do Cidadão, do Banco Central (BC), está disponível para download gratuito pela App Store e pelo Google Play para os aparelhos que utilizam os sistemas IOS e Android.

A Calculadora do Cidadão está disponível nosite do BC desde 2006. A instituição explicou que no site e, agora, pelo celular é possível calcular quanto um investimento renderá no futuro, quantas parcelas serão necessárias para quitar uma dívida, descobrir qual será o valor gasto com juros no pagamento parcelado de um crédito ou ainda estimar a correção de um montante pela poupança com base em diversos indicadores econômicos.

Para fazer esses cálculos, existem quatro opções. Uma delas é aplicação com depósitos regulares, que permite simular os rendimentos de um investimento, ao informar a taxa de juros e o período em que serão feitos os depósitos regulares.

Na opção financiamento com prestações fixas, o consumidor pode obter o valor financiado, a taxa de juros, o prazo e o valor da prestação. Para isso, será preciso digitar três dessas informações.

O consumidor também pode calcular o valor futuro de um capital, após período e taxa de juros determinados.

Já na opção correção de valores, é possível comparar valores monetários referidos em períodos diferentes, a partir da utilização de índices de preços ou de taxas de juros de referência, como a Selic e Taxa Referencial (TR).