Câmara Municipal de Porto Velho é parceira do IPHAN na candidatura da E.F.M.M Patrimônio Cultural da Humanidade

A Ferrovia é candidata a patrimônio histórico mundial disputando o premio de monumento da humanidade, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Publicada em 09/01/2013 às 21:50:00


A Câmara Municipal de Porto Velho é a mais nova parceira do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional em Rondônia (IPHAN) na candidatura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a Patrimônio Cultural da Humanidade.

A adesão foi selada na manhã desta quarta-feira (09.01) pelo presidente da Câmara, Alan Queiroz (PSDB) e o coordenador do Comitê Pró-Candidatura, o procurador federal Ricardo Leite, no Gabinete da Presidência.

Na ocasião, o vereador Alan Queiroz recebeu do procurador federal um quadro preto e branco da velha locomotiva estacionada na gare da ferrovia, em Porto Velho.

Alan Queiroz disse que, a partir de agora, a Câmara irá ajuda no que for possível na divulgação da candidatura, seja na elaboração de leis ou mesmo no site institucional, relativo à colocação do banner da página oficial do centenário da ferrovia.  
 
“Será uma honra participar de um evento tão importante como este que privilegia o nosso principal monumento histórico”, disse Alan Queiroz.

No site www.efmm100anos.wordpress.com, qualquer pessoa pode assinar a petição on-line e dar sua contribuição para aderir à candidatura da E.F.M.M como Patrimônio Mundial da Unesco.

A Ferrovia é candidata a patrimônio histórico mundial disputando o premio de monumento da humanidade, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Rondônia um comitê foi criado dia 12 de fevereiro de 2012 em prol da candidatura da E.F.M.M.

O monumento foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Governo Federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e homologado pelo Ministério da Cultura, através da Portaria nº 108 de 28 de dezembro de 2006, assinada pelo então ex-ministro Gilberto Gil. 
 
VEREADORES
 

Os vereadores Everaldo Fogaça (PTB), Jair Montes (PTC), Marcelo Reis (PV), Léo Moraes (PTB) e a Aélcio da TV (PP) presentes ao gabinete e também aderiram a campanha e colocaram seus gabinetes a disposição para a E.F.M.M. seja um patrimônio histórico da humanidade.

Assessoria