Campanha Contra Poliomielite e Sarampo terá o segundo Dia D

Para crianças com mais de 6 meses de idade que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetável.

Publicada em 21 de November de 2014 às 12:17:00

Para chamar a atenção da população para as campanhas de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), sempre realiza Pit Stop na Avenida Tancredo Neves, e essa ação vem apresentando excelentes resultados. E para lembrar que amanhã, 22, haverá mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra os vírus da Poliomielite e Sarampo.

Para vacinar o maior número possível de crianças, a equipe da Semsau adotou como método, realizar dois dias "D", onde os atendimentos serão realizados em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7 às 17 horas.

No primeiro da campanha, que foi realizado também o primeiro dia D da campanha contra a poliomielite, 33% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde contra Poliomielite foi atingida e 30% contra sarampo. Esses números foram alcançado no primeiro dia da campanha de vacinação. Até a última atualização dos dados, foram vacinadas 3.280 crianças contra poliomielite e 2.940 contra sarampo.

Poliomelite


As doses da vacina oral poliomielite (VOP), terão como população-alvo crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos, com a meta de vacinar 6500 crianças somente em Ariquemes. Para crianças com mais de 6 meses de idade que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetável.

Sarampo

Diferente da poliomielite, o Sarampo ainda é muito presente no mundo inteiro. Há a presença do vírus na Europa, Ásia e África. No total, são 155 mil casos registados no mundo, o que abre espaço ao vírus importado, trazido e levado por viajantes.

O Sarampo é uma doença de grande contagiosidade, e por conta disso, é preciso apostar na Campanha de Seguimento, que é voltada não só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade.

O público-alvo da vacinação da chamada Tríplice Viral – que também protege contra rubéola e caxumba - são crianças de 1 a 5 anos incompletos.