Candidato a deputado é vítima de preconceito racial

O panfleto tinha os seguintes dizeres: “Negão metido a besta e boçal que nunca fez nada por ninguém e agora quer te enganar eleitor, Sai fora berinjela! Meu voto você não leva nunca..."

Publicada em 19 de August de 2014 às 13:46:00

O candidato a deputado estadual Valdeci Lopes (PRB),  de Cacoal,  formalizou  denúncia contra João Roberto Cecílio, que há alguns dias , segundo o denunciante, vinha cometendo afrontas e mais recentemente uma ação discriminatória de raça contra o candidato nas páginas do FaceBook. O Boletim de Ocorrência Policial (BOP) foi registrado no dia 04 de agosto. Segundo informações do BOP, o acusado utilizou um panfleto (santinho) da vítima e,  após adulterá-lo com alguns dizeres preconceituosos,  postou a ofensa nas redes sociais.

O panfleto tinha os seguintes dizeres: “Negão metido a besta e boçal que nunca fez nada por ninguém e agora quer te enganar eleitor, Sai fora berinjela! Meu voto você não leva nunca. Meu primeiro voto não posso errar”. Além da propaganda ofensiva, injuriosa e difamatória, o acusado, segundo o denunciante,  produziu o panfleto utilizando a fotografia de uma pessoa –(supostamente menor de 16 anos de idade) e ao lado colou uma foto do candidato, retirado do panfleto de sua propaganda eleitoral.

O advogado da vítima , João Francisco Pinheiro,  informou que o acusado responderá pelos crimes de prática de racismo, violação de propaganda eleitoral, Injúria e difamação,  aliciamento e utilização de imagem de menor para praticar delito criminal. Esta semana o Juiz Eleitoral,  Carlos Roberto Rosa Burck,  determinou a busca e a apreensão dos objetos do crime, sendo que foram apreendidos notebook, impressora e fios de internet na residência do acusado.

O candidato informou que formalizou a denúncia pois sentiu-se ofendido e antes de ser um candidato é um homem público e trabalhador com uma história de lutas no município. “Tenho meu direito garantido pela Constituição e acredito ser algo incompreensível saber que em pleno século XXI ainda existam pessoas com um raciocínio tão medíocre e que não representam  o pensamento da grande maioria do povo brasileiro”.

Veja a peça publicitária negativa que vinha sendo veiculada pelo Facebook: