Candidatos assumem compromisso com a educação

O candidato Expedito Júnior (PSDB) foi o primeiro a participar do encontro e pontualmente às 16 horas iniciou sua exposição.

Publicada em 23 de October de 2014 às 11:27:00

Em evento realizado na tarde desta quarta-feira, 22/10, na Sede Administrativa do Sintero, em Porto Velho, as coligações que disputam o governo de Rondônia, apresentaram suas propostas para a educação e assinaram um Termo de Compromisso com os profissionais da educação.

A direção do Sintero convidou para o evento os dois candidatos a governador e ofereceu o mesmo tempo para que cada um deles pudesse expor suas propostas, e ao final, assinar o Termo de Compromisso com a educação.

Como havia militantes das duas candidaturas, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, ao fazer a abertura do encontro, pediu que os candidatos fossem respeitados e recebidos com o mesmo carinho, já que o Sintero não tem partido político ou preferência por qualquer dos candidatos.

O candidato Expedito Júnior (PSDB) foi o primeiro a participar do encontro e pontualmente às 16 horas iniciou sua exposição. Ele pediu licença para apresentar, também, suas propostas para os outros setores, como a saúde, a segurança pública, a agricultura, assistência aos municípios, desenvolvimento e finanças.

Expedito Júnior dedicou a maior parte do tempo para falar sobre a educação. Prometeu valorização profissional, ampliação da gestão democrática, política salarial, empenho para a transposição e mais investimentos no setor.

Depois de sua explanação, assinou o Termo de Compromisso apresentado pelo Sintero sob aplausos da categoria.
Às 17 horas foi a vez do candidato a vice-governador da coligação liderada pelo PMDB, Daniel Pereira. Ele iniciou sua exposição esclarecendo que quando a coligação recebeu o convite do Sintero, ele próprio pediu permissão ao governador Confúcio Moura para participar do evento.

Disse que como fundador do Sintero, trabalhador em educação e líder sindical, não poderia perder essa oportunidade de dialogar com a categoria na condição de candidato a vice-governador, embora estivesse falando como representante do governador Confúcio Moura, candidato à reeleição.

Daniel Pereira, que estava acompanhado do secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, também falou sobre as propostas para os demais setores e sobre as realizações do atual governo.
Ele disse que conhece bem o Termo de Compromisso elaborado pelo Sintero pois são itens pelos quais tem lutado durante toda a sua vida de militante sindical.

Ao final, Daniel Pereira acrescentou ao Termo de Compromisso dois itens que considera necessário para a valorização dos trabalhadores em educação e para a melhoria da qualidade do ensino em Rondônia, que são a implantação de um sistema de assistência médica para os servidores estaduais e uma parceria com a UNIR para oferecer cursos de mestrado e doutorado na área de educação, sendo igualmente aplaudido.

Após as explanações o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, agradeceu a presença dos trabalhadores em educação que compareceram, e agradeceu aos candidatos por terem atendido ao convite.

“Mais uma vez o Sintero cumpre a sua função de defender os trabalhadores em educação e a melhoria da qualidade do ensino público. Com esse espaço democrático esperamos ter dado a nossa contribuição para o esclarecimento dos eleitores e para o fortalecimento da democracia no nosso país”, finalizou Manoelzinho.

Autor: Assessoria