Capixaba pede ao ministro da fazenda o refinanciamento de dívidas de pessoas físicas e jurídicas (Refis)

Capixaba entende que se o governo federal refinancia as dívidas, cobrando apenas o principal, terá a vantagem de receber, mesmo que parcelada em 60 ou 70 meses, aumentando a sua arrecadação e resolvendo um problema...

Publicada em 11 de August de 2016 às 11:28:00

O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) esteve ontem com o ministro da fazenda, Henrique Meireles e na oportunidade, solicitou o refinanciamento por cinco anos das dívidas de pessoas físicas e jurídicas, junto a receita federal e a devida dispensa da multa como forma de incentivo para que os empresários e o contribuinte possam ter condições de saldar seu compromisso com a União.

“Temos observado que em Rondônia e em vários estados do país, empresas estão fechando suas portas porque não conseguem saldar suas dívidas com o fisco, gerando com isso, alta taxa de desemprego. Assim, acontece com as pessoas físicas que estão enfrentando uma crise que não foi criada por eles. Por isso, pedimos ao ministro que interceda por todos, proporcionando ao Estado brasileiro que receba essa dívida sem maiores problemas”, frisou.

Segundo o parlamentar, o governo federal instituiu vários programas de parcelamento ou refinanciamento de débitos tributários federais. Tais programas, genericamente, se denominam "REFIS", cujo sigla se origina do primeiro parcelamento amplo e geral, realizado em 2000. “É preciso que o governo federal amplie esse prazo e conceda a oportunidade para que se possa pagar de forma que as empresas continuem crescendo, gerando emprego e renda, sem o risco de fechar as portas”, disse.

Capixaba entende que se o governo federal refinancia as dívidas, cobrando apenas o principal, terá a vantagem de receber, mesmo que parcelada em 60 ou 70 meses, aumentando a sua arrecadação e resolvendo um problema que assusta qualquer governo, a inadimplência.

O ministro mostrou-se favorável a ideia e prometeu ao parlamentar que vai estudar com sua equipe econômica, uma forma de resolver esse impasse financeiro que reconhece, atrasa e prejudica a todos os brasileiros.