CAPS AD comemora Dia Mundial Sem Tabaco nesta quarta-feira no Parque da Cidade

De acordo com a diretora do CAPS AD, Lorrine Soares, o Dia Mundial Sem Tabaco ocorre originalmente no dia 31 de maio, porém a comemoração da data foi adiantada para coincidir com o Dia do Desafio.

Publicada em 26 de May de 2015 às 19:55:00

Porto Velho, Rondônia - O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Porto Velho (CAPS AD) comemora nesta quarta-feira, 27 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco. A direção do centro promoverá um dia de assistência à saúde, orientações e atividades físicas no Parque da Cidade, tanto para os usuários que realizam acompanhamento, como para toda a comunidade porto-velhense que comparecer ao local. Coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), as atividades acontecem pela manhã e tarde.

De acordo com a diretora do CAPS AD, Lorrine Soares, o Dia Mundial Sem Tabaco ocorre originalmente no dia 31 de maio, porém a comemoração da data foi adiantada para coincidir com o Dia do Desafio, contribuindo assim para contabilizar a quantidade de pessoas que praticarem exercícios físicos.

No evento haverá tendas com profissionais de saúde (médico enfermeiro, psicóloga e técnico de enfermagem) medindo pressão arterial, realizando testes de glicemia, dando recomendações saudáveis, falando sobre o programa municipal de controle do tabagismo realizado pelo centro, além de disponibilização de material educativo como folders, banners e panfletos que promovem a conscientização a respeito dos malefícios causados pelo tabagismo e alcoolismo.

Lorrine afirma que os usuários que fazem acompanhamento no CAPS AD sempre participam de atividades que promovem a interação e compartilhamento de experiências. No início do mês, um brechó foi organizado por meio de doações de roupas de parentes e funcionários com o propósito de arrecadar fundos para promover oficinas. O dia das mães também foi lembrado, com reunião de mães e pacientes de grupo terapêutico participando de danças, sorteio de brindes e lanche.

Texto e Fotos | Collien Rodrigo