Caravana da Juventude leva atividades socioeducativas a jovens apenados

O coordenador da CMPPJ, Bruno Eduardo, explicou que o projeto Caravana da Juventude é uma iniciativa recente, que deve ainda se desenvolver bastante ao longo do próximo ano.

Publicada em 21 de November de 2014 às 16:58:00

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Jovens (CMPPJ) realizou esta semana mais uma atividade do projeto “Caravana da Juventude”. As ações aconteceram na Unidade Sentenciada Masculina 02, quando em parceria com o Setor de Saúde da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) foram realizadas atividades socioeducativas voltadas a jovens que cumprem sentenças nessa unidade.

O coordenador da CMPPJ, Bruno Eduardo, explicou que o projeto Caravana da Juventude é uma iniciativa recente, que deve ainda se desenvolver bastante ao longo do próximo ano. “Nós iniciamos as ações na semana passada, quando visitamos a Unidade Sentenciada Masculina 01, que fica na Avenida Rio de Janeiro. O projeto consiste em ofertar atividades de lazer e de conscientização aos jovens mais necessitados. Por isso resolvemos iniciar pelas unidades sentenciadas, que é onde encontramos Jovens com grandes carências”, explicou Bruno.

Entre o rol de atividades ofertadas, houve aplicação de flúor e uma palestra sobre saúde bucal, realizada por equipes do Setor de Saúde da Semed, também foram desenvolvidas atividades desportivas e de lazer, como jogos de pebolim, xadrez, ping-pong e outros, além de um pequeno torneio de futsal. Ao final das atividades foi servido um lanche, preparado pela equipe da CMPPJ.

Maria Santos Duarte, socioeducadora da Unidade, disse que desde o início de seus trabalhos na instituição foi a primeira vez que presenciou a oferta de atividades como a da Caravana da Juventude. “Os jovens estão acolhendo muito bem essas ações. Estão aproveitando tudo o que lhes está sendo oferecido. Eles querem se socializar. Querem ter outros contatos. Vemos que a intenção deles é de um dia poderem ter um convívio melhor com a sociedade. Eu gostaria que mais ações como estas fossem realizadas. Temos aqui vinte internos. Todos eles já estão sentenciados. Já passaram pelo juiz e receberam suas penas. É preciso realizar agora atividades que os auxiliem na escolha por uma vida melhor, antes que retornem às ruas sem terem tido mais chances para refletirem”, afirmou.

Na próxima quinta-feira (27) serão realizadas atividades na Unidade Sentenciada Feminina, quando se encerrará a Caravana da Juventude em 2014. No ano de 2015 o projeto será retomado e as ações serão expandidas com a colaboração de outros segmentos da administração municipal. As atividades serão levadas a todos os bairros da zona urbana e também a comunidades rurais e distritos do município.