05/01/2017 - 09h43min - Atualizado em 05/01/2017 - 09h43min

Carnaval e segurança no trânsito são discutidos por dr Hildon e PM

Hildon Chaves salientou que embora a segurança pública seja um dever do Estado, todos têm que dar sua parcela de participação e a prefeitura não pode se furtar a obrigação de contribuir para o aprimoramento na questão de segurança pública...

A renovação de convênios entre a Prefeitura de Porto Velho e a Polícia Militar, especialmente em relação ao trânsito, foi discutida na manhã desta quarta-feira (4) durante encontro entre o prefeito Hildon Chaves, o vice-prefeito Edgar do Boi e o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel PM Ênedy Araújo. Também participou da reunião o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural), Antônio Ocampo, vez que a reunião tratou também da segurança durante o carnaval.

“A participação do policial militar do trânsito na orientação de nossos condutores e desobstrução de vias por qualquer motivo de circulação, precisa ser reformulada. Estou convencido de que teremos uma boa parceria com a Polícia Militar e só quem ganha é o nosso povo”, observou o prefeito.

Hildon Chaves também salientou que embora a segurança pública seja um dever do Estado, todos têm que dar sua parcela de participação e a prefeitura não pode se furtar a obrigação de contribuir para o aprimoramento na questão de segurança pública na capital de Rondônia. Pensando em soluções tecnológicas, o prefeito Hildon Chaves disse que vai trabalhar com novas ferramentas em todos os setores da prefeitura. Para a área policial, segundo ele, as câmeras de monitoramento serão reativadas para contribuir com a segurança.

Sobre os convênios a serem assinados, o comandante-geral da PM, coronel PM Ênedy Araújo, explicou que será ampliado o efetivo apto a fiscalizar as infrações de trânsito, devido a quantidade de agentes municipais de trânsito para fiscalizar toda a cidade ser pouco. “Com a maximização da fiscalização de trânsito na cidade de Porto Velho, principalmente nos pontos críticos e nas áreas mais periféricas, onde o desrespeito das infrações é maior, teremos um trânsito além de seguro, sem muitas ocorrências policiais”, frisou.

Outra vantagem é que o reatamento da parceria possibilitará a atuação preventiva em conjunto em ações educativas, como por exemplo, nas vias públicas, empresas e principalmente nas escolas. “Não podemos esquecer que os alunos serão nossos futuros condutores e fazem parte do convênio a ser assinado”, disse. O comandante-geral fez uma abordagem ainda a respeito dos programas da Polícia Comunitária, do Proerd (Programa de Resistência e Combate as Drogas), e demais projetos que estão sendo desenvolvidos pelo 1º e 5º Batalhões de PM na capital.

Sobre o policiamento nas ruas e avenidas, o prefeito afirmou que a prefeitura vai melhorar as vias para que as viaturas possam chegar a todos os recantos da cidade. O comandante-geral observou que muitas das vezes, ruas esburacadas impedem acesso e a Polícia Militar fica impossibilitada de chegar ao atendimento solicitado. Outro ponto fundamental foi quanto à iluminação pública. Ruas às escuras dão refúgio ao comércio de drogas ilícitas além de outros crimes.

Ao final da visita o secretário Antônio Ocampo repassou um relatório de adequações de ocorrências sobre o carnaval de rua em Porto Velho. Nos dados que constam a segurança pública e adequações condicionadas aos blocos carnavalescos são positivos. De acordo com o documento, nos últimos anos, com a participação da Polícia Militar, foram poucas a ocorrências. Cinco anos sem mortes nos ensaios nos bairros e desfiles oficiais.

A redução de 32 para 16 blocos carnavalescos, números de ensaios nos bairros e comunidades locais, horários dos desfiles oficiais e ensaios, foram fatores que contribuíram para a diminuição de ocorrências policiais.

 

Texto e fotos: Comdecom

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 15:02:00

Flagrado roubando, servidor responderá na justiça e deverá ser demitido

Determinação do prefeito dr Hildon é de intolerância com atos de corrupção, roubo e danos ao patrimônio

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 11:24:00

Mulheres que morreram junto com ministro do STF são de cidade a 240 km de Vilhena 

Mãe e filha teriam ganhado viagem de presente para Paraty.

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 11:19:00

Prédio do Relógio passa por manutenção

O prédio é de 1951 e fica no centro histórico da Capital; é sede administrativa da Setur.

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 11:10:00

Ramal do Maravilha deve ser interditado pela Defesa Civil

Desde dezembro, vários desmoronamentos vem ocorrendo ao longo da estrada.

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:55:00

IFRO divulga data de convocação para reunião de manifestação de interesse em vagas remanescentes do PSU 2017/1

Será publicada na sexta-feira (20 de janeiro), após as 14h no site do IFRO.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:41:00

Jesuíno Boabaid recebe denúncias de precariedade no 5º BPM

​Policiais reclamam das péssimas condições dos banheiros da instituição.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:26:00

Quero um emprego!

Por Professor Nazareno

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:21:00

​Tá igual cego em tiroteio

Gessi Taborda 

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:07:00

Irmãos ficam lesionados após golpes de facão durante desentendimento com vizinho na Zona Leste de Porto Velho

Os policiais mantiveram contato com o agressor, que saiu de sua residência e confessou o que fez.

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 10:06:00

Mãe e filha estavam em avião de empresário que caiu em Paraty

A mãe era professora de educação infantil e veio de Juína, no Mato Grosso, para visitar a filha em São Paulo. Carlos Alberto, segundo a nota do grupo Emiliano, as convidou para o fim de semana em Paraty

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:43:00

Homem é preso acusado de realizar vários furtos em lojas no Porto Velho Shopping

De acordo com com informações que constam no boletim de ocorrência, o suspeito havia feito vários furtos de relógios e óculos, e quando deixou a loja, funcionários o observaram pelas câmeras de segurança.

POLíCIA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:46:00

Policiais civis aposentados poderão atuar na Força Nacional de Segurança

Ainda segundo o edital, a colaboração voluntária poderá ser individual ou em grupo, em ambiente fechado ou aberto, a pé ou com emprego de viaturas, nos períodos diurno, noturno ou em revezamento de turnos e sempre sob supervisão permanente.

GERAL | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:44:00

Correios vão operar na área de telefonia móvel

No primeiro ano de operação, a empresa vai oferecer somente planos pré-pagos, chips e recargas, mas estuda a viabilidade da oferta de planos pós-pagos a partir de 2018.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:42:00

Filho de Teori Zavascki descarta, no momento, sabotagem em acidente aéreo

Em conversa por telefone com a Agência Brasil, o advogado contou que ficou sabendo da tragédia por meio do grupo da família no aplicativo de mensagens WhatsApp.

POLíTICA | matéria escrita em 20/01/2017 ás 09:40:00

Cármen Lúcia diz que ainda não analisou como ficará andamento da Lava Jato

Com a morte de um ministro, o Artigo 38 do Regimento Interno do Supremo prevê que os processos deverão ser herdados pelo juiz que ocupar a vaga.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com