Carnaval em Porto Velho será de apenas quatro dias

Com um investimento aproximado de 400 mil para os blocos e Banda do Vai Quem Quer, o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo, bastante otimista quanto a segurança dos foliões.

Publicada em 18 de janeiro de 2017 às 13:37:00

A Polícia Militar de Rondônia recebeu hoje, 15 de janeiro, o planejamento dos desfiles dos blocos e Banda do Vai Quem Quer, da Fundação Cultural – Funcultural, para o carnaval deste ano em Porto Velho. O comandante geral da PM coronel Ênedy Araújo que recebeu o documento vai deliberar as coordenadorias operacionais, CRP I – Coordenadoria Regional de Policiamento I e de planejamento, CPO -  Coordenaria de Planejamento Operacional, e definir junto aos Comandantes de Unidades na capital a participação da Polícia Militar na garantia de uma festa sem violência.

Com um investimento aproximado de 400 mil para os blocos e Banda do Vai Quem Quer, o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo, bastante otimista quanto a segurança dos foliões, assegurou que no ano que vem, o carnaval com responsabilidade do município será apenas de quatro dias e que os presidentes dos blocos deverão se adequar para que tenhamos um carnaval “com muita alegria em menor tempo, haja vista que o quesito segurança é de fundamental importância para uma boa brincadeira”. Este ano de acordo com a Fundação, os desfiles serão de 22 a 28 de fevereiro.

Participaram da reunião o comandante geral da PM coronel Ênedy, o corregedor geral da Corporação, coronel PM Costa, o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo, a presidente da Banda do Vai Quem Quer, Ciça Andrade, vice-presidente da Liga de Blocos Mavignier Ferro, o presidente do Bloco Us di Phora João Bosco Siqueira, Eudes Claudino, diretor de Arte e Cultura da Funcultural e Marcilon Brígido, do Bloco Murupí.

Saio satisfeito com a Polícia Militar porque havia receios dos blocos que haveria um enxugamento dos grupos que desfilariam este ano, mas o comandante geral da PM nos garantiu um estudo de caso, na proposta de segurança, para que possamos assegurar uma brincadeira com paz e alegria. Segundo ele, a prefeitura de Porto Velho vai participar do carnaval com todas as unidades da saúde, semtrarn, serviços públicos com vista a minimizar os impactos na segurança de todos os participantes e daqueles que vão apenas observar os desfiles.

A presidente da Banda do Vai Quem Quer, Ciça Andrade, explicou que a Banda terá cerca de 400 seguranças e contará com a presença da PM, do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. “A banda por si, tem se mostrado ao longo dos anos um carnaval com paz e por esse motivo temos poucas ocorrências no desfile e, as vezes, no entorno. “Propomos a Polícia Militar uma força maior e menor junto aos blocos de maior e menor números de participantes”, disse João Bosco, presidente do Us Di Phora, acrescentando que se a PM utilizar a inteligência policial certamente fará muito com pouco contingente.

 

Foto: soldado PM Edixon

Jornalista Lenilson Guedes