Cassol permanecerá neutro no segundo turno

Expedito consegue apoio do prefeito de Rolim de Moura e dos deputados Luizinho Goebel, Luiz Cláudio da Agricultura e Carlos Magno. Confúcio tenta atrair PT de Roberto Sobrinho e Padre Ton.

Publicada em 08 de October de 2014 às 08:38:00

Da reportagem do Tudorondonia


O senador Ivo Cassol (PP) ficará neutro neste segundo turno. A decisão foi tomada após reunir-se com membros de seu partido e de siglas aliadas da ex-candidata ao Governo Jaqueline Cassol . Ele seguiu nesta terça-feira para Brasília a fim de reassumir o mandato. A informação é do publicitário Jari Luiz, uma das pessoas mais próximas da família Cassol.

Cassol continua rompido politicamente com o candidato Expedito Junior, por isso descartou a possibilidade de apoio ao tucano. Os dois não se falam há mais de ano. Embora não haja mais a animosidade do início do rompimento, os dois preferem manter-se distantes um do outro, sem possibilidade de reconciliação.

Diante da posição de neutralidade do senador no segundo turno, líderes dos partidos que apoiaram a tentativa de eleição de Jaqueline decidiram apoiar a candidatura de Expedito, que recebeu a adesão do deputado federal e ex-prefeito de Ouro Preto, Carlos Magno, que foi vice de Jaqueline; do deputado estadual Luiz Cláudio da Agricultura, eleito deputado federal, e do deputado estadual Luizinho Goebel, reeleito, entre outros.

Entre os que vão apoiar a tentativa de eleição de Expedito Junior está o prefeito de Rolim de Moura, César Cassol, que mantém distância do irmão, Ivo Cassol, e, inclusive, chegou a fazer uma declaração gravada contra o projeto de Ivo de lançar a irmã , Jaqueline, e a mulher, Ivone, candidatas em detrimento da pretensão de líderes partidários com maior densidade eleitoral.

Na segunda-feira, durante entrevista coletiva, o governador Confúcio Moura, cercado do vice, Daniel Pereira (PSB), e do senador Acir Gurgacz (PDT), chegou a levantar a possibilidade de obter o apoio de Jaqueline Cassol e do senador Ivo Cassol. Confúcio disse, na ocasião, que isso seria possível porque não houve divergências nem ataques entre ele e a candidata no primeiro turno.

Disse também que, no caso do PT rondoniense, a adesão do partido à sua candidatura seria automática, pois as duas siglas são aliadas em Brasília e tem um projeto comum: reeleger a presidente Dilma.

Depois que não deu certo a possível aliança com Ivo cassol, o vice de Confúcio, Daniel Pereira, tratou de espalhar no Facebook que o senador iria apoiar Expedito Junior. Daniel Pereira está na chapa confuciana indicado pelo prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), que manteve o apoio à reeleição do governador neste segundo turno.

Entre as alianças praticamente firmada pelo candidato à reeleição está justamente o PT do deputado federal Padre Ton, do ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, e da ex-deputada Epifânia Barbosa, que deverão estar no palanque de Confúcio no segundo turno.