CAU-RO faz programação para comemorar dia do Arquiteto e Urbanista

Quinze  de dezembro é o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.

Publicada em 13 de December de 2016 às 08:47:00

Quinze  de dezembro é o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A categoria tem crescido muito em Rondônia, com a presença de profissionais  formados pelas instituições universitárias  da capital e do interior e também os que continuam a chegar no Estado, além dos que já atuam há anos  no Estado. E para comemorar a data, o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo – CAU-RO está promovendo, a partir de hoje (12) uma série de atividades envolvendo profissionais e acadêmicos.

A Semana em homenagem ao Arquiteto e Urbanista  será aberta nesta segunda-feira  às 19 horas, no auditório da Faculdade Interamericana de Porto Velho, no Shopping.  Na solenidade de abertura, a presidente do CAU-RO, Raísa Tavares, vai falar sobre os Cinco anos de criação e instalação do Conselho no Estado e seus avanços, contando com a participação  dos presidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Rondônia (Sindarq).

A partir de terça-feira, as atividades serão realizadas em formato de workshop e passarão a ser realizadas no Instituto de Pós Graduação de Rondônia (Ipog-RO), na avenida Rio Madeira, 2759, bairro Embratel.

O primeiro workshop será sobre a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e sobre a modalidade de contratação, concurso de Projetos, que contará com a presença do arquiteto e urbanista Gilson Paranhos, que abordará a experiência da Companhia de Habitação do Distrito Federal (CODHAB/DF), a partir de 15 horas.

Na quarta, também às 15 horas, será realizado um workshop sobre A Atuação do Conselho da Cidade  nas Políticas Urbanas: Termos de Referência  para Revisão do Plano Diretor da Capital do Estado. A apresentação será feita pelos comitês do Conselho da Cidade, com seus representantes do poder público, sociedade civil e demais entidades pertencentes aos comitês.

Na quinta-feira, no mesmo horário, no Ipog, os arquitetos e urbanistas terão a oportunidade de participar de  um workshop  sobre Aplicativos, Ferramentas e Sistemas do CAU, podendo esclarecer  dúvidas  sobre elaboração de RRT e demais atividades do SICCAU, IGEO e MOBIARQ.  E encerrando as atividades na sexta-feira, acontecerá o lançamento  da Campanha Nacional  do Dia do Arquiteto  Urbanista  de 2016 com o tema “O planejamento Urbano garante nosso lugar no mundo. Concorda Prefeito?” Esta atividade será na sala 116 do Shopping Porto Velho (primeiro piso).

De acordo com a presidente do CAU-RO, Raísa Tavares, o prefeito eleito Hildon Chaves foi convidado para acompanhar a Semana de atividades dos profissionais da Arquitetura e Urbanismo.

Maiores informações podem ser acessadas pelo site www.cauro.gov.br