Cine UNIR discute consumismo infantil com exibição de “Criança, a alma do negócio”, de Estela Renner

O filme mostra como a criança se tornou no Brasil a alma do negócio para a publicidade.

Publicada em 30 de June de 2016 às 12:30:00

           O documentário Criança, a alma do negócio, de Estela Renner, será exibido nesta quinta-feira, 30, às 17h, no Auditório do Campus de Vilhena. A sessão é uma atividade do projeto de extensão Cine UNIR, cineclube do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

   Após a projeção, haverá debate com o professor Jorge Villena, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo, que falará sobre consumismo infantil. A sessão tem entrada gratuita e aberta a todos os interessados na temática.

   O filme mostra como a criança se tornou no Brasil a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.

   “Pretendemos problematizar a voracidade da indústria do entretenimento para despertar quanto antes o consumidor que está adormecido dentro do universo infantil”, explica o professor Jorge Villena.

   O Cine UNIR é uma promoção do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo em parceria com os Departamentos de Administração, de Ciências da Educação e de Estudos Linguísticos e Literários do Campus de Vilhena.

Serviço - Cine UNIR

30 de junho, às 17h, Auditório do Campus de Vilhena

Filme: Criança, a alma do negócio (2008, 49 min.)

Direção: Estela Renner

Gênero: Documentário

Sinopse: Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo? Este documentário reflete sobre estas questões, mostrando de que forma a criança se tornou a alma do negócio no Brasil.

Fonte: UNIR