CineOca homenageia cultura indígena em Mostra dias 23 e 24 de Abril

" Como na oca indígena, queremos que o expectador se sinta em casa, na sala escura do cinema, inclusive para debater os problemas e as questões que envolvem a temática proposta na programação”, explica Simone Norberto, do CineOca.

Publicada em 18 de April de 2015 às 11:17:00




O CineOca, que tem o nome inspirado na moradia indígena, fará na próxima semana, em parceria com o Sesc de Porto Velho uma mostra em homenagem à cultura e diversidade indígena. Em comemoração ao dia do índio, serão exibidos nos dias 23 e 24 de abril, dois documentários que retratam diferentes recortes sobre duas etnias de Rondônia e as consequências do contato com o não índio.



Porto Velho, Rondônia -Os filmes Mapimaí – A festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paiter, de Alexis Bastos e Corumbiara, de Vincent Carelli, são importantes produções que trarão a tona a discussão e a reflexão sobre a questão indígena, sobretudo porque tem confirmada a presença lideranças indígenas e realizadores. A sessões começam sempre as 19h, no CineSesc.

“O nosso cineclube nasceu com essa concepção do respeito às origens, à cultura tradicional, às produções locais, por isso sempre procuramos contemplar exibições que revelem aspectos do nosso cotidiano. Como na oca indígena, queremos que o expectador se sinta em casa, na sala escura do cinema, inclusive para debater os problemas e as questões que envolvem a temática proposta na programação”, explica Simone Norberto, do CineOca.

Mostra com temática Indígena
Realização CineOca e Sesc

Programação:

23/04

Filme: Mapimaí – A festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paiter

Dir.: Alexis Bastos
Cidade/Estado de origem: Porto Velho - RO
Duração: 39 min.
Classificação: Livre
Data:23/04
Local:Cine Sesc
Hora:19h

Sinopse:
Escolhido pelos Paiter a manifestação cultural Mapimaí festa de comemoração da criação do Mundo, foi a forma proposta de realização das oficinas para repasse do conhecimento indígena. O vídeo mostra todo o desenrolar do projeto através de um Mito de Origem, no qual está sendo transmitida a aprendizagem sobre a cultura, história, confecção de artesanatos de cerâmica, de arco, flecha, colares, anéis, as pinturas corporais e principalmente o fortalecimento das alianças entre os clãs Gamep, Gamir, Makor e Kaban.
Esta é uma iniciativa do Povo Paiter, com a parceria da Kanindé Associação de Defesa Etno Ambiental e o Programa de Agroextartivismo da Secretaria da Amazônia Ministério do Meio Ambiente.

24/04


Filme: Corumbiara

Dir.: Vicent Carelli
Duração:117 min
Classificação: Livre
Data:24/04
Local:Cine Sesc

Sinopse:Em 1985, o indigenista Marcelo Santos, denuncia um massacre de índios na Gleba Corumbiara (RO), e Vicent Carelli filma o que resta das evidências. Bárbaros demais, o caso passa por fantasia, e cai no esquecimento. Marcelo e sua equipe levam anos para encontrar os sobreviventes. Duas décadas depois, Corumbiara revela essa busca e a versão dos índios.