Cleiton Roque defende que Selo de Inspeção Municipal seja regionalizado

O deputado estadual Cleiton Roque (PSB), esteve presente no município de Pimenta Bueno, na manhã desta sexta-feira (10) e participou do 1º Seminário Peixe Saudável realizado pelo governo estadual de Rondônia.

Publicada em 14 de março de 2017 às 15:25:00

Roque parabenizou ao secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, técnicos da Embrapa e do Mapa, Emater, Idaron, piscicultores da região e comunidade em geral presentes no evento.

Na oportunidade o parlamentar abordou a questão do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M). Preocupado principalmente com os pequenos municípios, Roque pediu em nome das câmaras de vereadores, dos prefeitos e presidentes de associações. “É preciso resolver a questão do selo que hoje é responsabilidade do município. Às vezes o município não tem condição de fazer a regularização”.

 “O Henrique que cuida das agroindústrias e é técnico e cuida dessa área na Seagri tem uma proposta interessante que seria a criação do selo regional e o estado certificar”.

Cleiton usou como exemplo, “O peixe que é comercializado em Primavera de Rondônia também é comercializado em todo o estado, então nada mais justo que o governo do estado assuma essa regularização”.

O vice-líder do governo na assembleia legislativa citou que em Primavera tem duas agroindústrias que há mais de dois anos que não conseguem sair do papel e as dificuldades são técnicas, “É preciso resolver essa situação, não da mais para o produtor ser penalizado como está sendo, fazem investimentos, tiram às vezes da onde não tem. Nós temos um problema e que é preciso resolver. Esse problema é do governo do estado, é da assembleia legislativa, das prefeituras, dos produtores, de todos nós, então temos que resolver e não caçar culpados é encontrar o problema e resolver”.

Cleiton Roque pediu aplausos para o Pedrinho do Itaporanga, pioneiro na piscicultura em Pimenta Bueno e estado e que atualmente é um seleiro de oportunidades.

O parlamentar finalizou, “Nós somos um estado rico e que tem crescido, mas nós temos uma capacidade muito grande de crescer muito mais e depende desse trabalho técnico e que precisa ser bem feito”.

Logo após desfazer a mesa de honra o deputado convidou as autoridades para uma reunião e discutir as problemáticas enfrentadas pelas agroindústrias da região.

O seminário aconteceu no auditório da câmara municipal de Pimenta Bueno e já havia sido realizado nos municípios de Ariquemes e Ji-Paraná.

Fonte: Assessoria