Coelho está no mundo da lua

Valdemir Caldas (*)

Publicada em 05/12/2012 às 09:08:00

É claro que o presidente José Hermínio Coelho não está se referindo à Assembléia Legislativa de Rondônia, quando diz que a atual legislatura ajudou a melhorar a imagem daquela instituição e acabar com a roubalheira que se teria instalado no Estado.

De duas uma: ou o presidente Coelho está vivendo no mundo da lua ou sofre de amnésia. Será que ele se esqueceu da operação Termópilas, deflagrada pela Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público de Rondônia, que apanhou oito de seus companheiros com a mão na cumbuca do dinheiro público? O episódio ainda está na memória de muita gente.

Se uma pesquisa fosse feita, hoje, para aferir a credibilidade das instituições rondonienses, com certeza, a Assembléia Legislativa apareceria entre as piores posições. Não é de agora que a ALE deixou de atuar como um poder autônomo, para tornar-se um apêndice do executivo. O órgão que deveria ser a sentinela da sociedade transformou-se num poder subserviente.

A sensação experimentada por muitos rondonienses, diante dos escândalos protagonizados por membros da ALE, é de total decepção e indignação. O desejo da grade maioria da sociedade é de que essa instituição seja realmente livre e que tenha apenas na população o seu compromisso. Essa deveria ser a bandeira de luta do atual presidente.

O que tem sido revelado da ALE mostra o quanto há de não-transparência e a exigência de que sejam rigorosamente alterados os critérios que hoje norteiam aquela casa para torná-la um ambiente digno, onde prevaleça a vontade do povo, e não os interesses particulares.

É triste verificar a repetição dos mesmos erros, quando a expectativa gerada era completamente diferente. È vergonhoso testemunhar a conduta incoerente de políticos considerados ainda novos, absolutamente sintonizados com o que há de mais antiquado e deplorável.

Não agrada nem um pouco à população ver repetidas práticas e gestos que não contribuem em nada para a resolução dos muitos problemas contra os quais ela se debate.

Se a ALE prezasse tanto assim pela transparência, como garante Coelho, já teria publicado a lista de comissionados daquela casa e seus respectivos salários.

Mas, como Coelho não quer melindrar seus colegas de parlamento, vai empurrando o assunto com a barriga, acreditando que todo mundo é otário, que somos um bando de imbecis, que não conseguimos enxergar além dos próprios umbigos.