Colégio Militar Tiradentes une livros, gibis, cordel e cinema mudo no distrito de Jacy-Paraná nesta terça-feira

O evento é organizado pelo Núcleo do Livro Didático, Biblioteca e Sala de Leitura da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Publicada em 19 de September de 2016 às 14:40:00

O Colégio Militar Tiradentes, em Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho, promoverá um sarau com chá nesta terça-feira (20), no Dia de Ler. Todo dia, das 9h às 17h. O evento é organizado pelo Núcleo do Livro Didático, Biblioteca e Sala de Leitura da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Alunos montaro sala de leitura, varal de cordel e faro leitura de cinema mudo       Alunos montarão sala de leitura, varal de cordel e farão leitura de cinema mudo

Durante o evento, em ambientes diferenciados, alunos declamarão poesias e vão expor literatura de cordel num varal. E, ano seguinte à comemoração do centenário de nascimento do ator Charlie Chaplin, farão leitura do cinema mudo.

“Temos a compreensão que esse tipo de cinema, o quadro artístico e outras obras de arte também proporcionam leitura”, disse a diretora do estabelecimento, tenente Erika Josiani Ossuci.

Alunos pendurarão folhas literárias numa árvore artificial montada num dos ambientes, paralelamente à exposição de livros, gibis e almanaques, cujos exemplares eles próprios levarão de casa.

Segundo a diretora, outra novidade do evento será a pintura coletiva de quadros para atender à Ordem dos Advogados do Brasil na campanha nacional da igualdade de gêneros. Candidatos pintarão ao vivo e uma das obras será escolhida para representar o colégio no concurso.

INVENTORES IRÃO À MOSTRATEC

A tenente Ossuci aguarda resposta ao pedido de recursos feitos à Assembleia Legislativa de Rondônia para apoiar jovens cientistas que participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 25 a 28 de outubro, em Nova Hamburgo (RS).

O colégio levará à cidade gaúcha seus mais recentes trabalhos em robótica: o aluno Joaquim Domingos Boari apresentará seu projeto do robô guia, que desvia de obstáculos, resgata e chega ao destino programado; Rian Ramires da Cunha Pimentel mostrará o projeto do fogão movido a energia solar; e Ryan Antônio do Amaral Balestieri apresentará o projeto de irrigação programada por meio de medição da umidade do solo. Todos cursam o 9º ano.

A diretora comemora conquistas, entre as quais, a construção do laboratório de robótica em espaço anteriormente ocioso. Prateleiras e aparelho de solda foram os primeiros itens obtidos, e agora a tenente mobiliza apoiadores para a compra de uma impressora 3D projetada por alunos do Rio Grande do Sul.

Sete projetos do colégio na área de ciência e tecnologia estarão na Ferocit 2016 [Feira de Rondônia de Científica de Inovação e Tecnologia], adiada para novembro pela Seduc.

Na próxima terça-feira, durante o Dia de Ler. Todo dia alunos do colégio apresentarão seus trabalhos literários para colegas do ensino fundamental de outras escolas municipais.

 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça