Colégio Tiradentes é destaque no Enem e Ideb

Os destaques da escola, aliados ao ritmo disciplinar, que prepara crianças, adolescentes e jovens para uma vida de boa conduta, tem atraído a atenção da comunidade.

Publicada em 05/12/2012 às 09:31:00

No auge da maioridade, aos 22 anos, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar celebra com orgulho posições importantes no ranking da educação nacional, primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) em Porto Velho e o terceiro colocado, em conjunto com outras escolas em todo o Estado. E ainda no Exame Nacional de Ensino Médio, (ENEM) o Tiradentes ficou com o primeiro lugar das escolas públicas em Rondônia.

Os destaques da escola, aliados ao ritmo disciplinar, que prepara crianças, adolescentes e jovens para uma vida de boa conduta, tem atraído a atenção da comunidade. O diretor da escola, tenente coronel Marcos Rocha, compara a lista de pessoas interessadas em matricular seus filhos. No decorrer do ano passado eram 1.700 pessoas pleiteando vagas. Em 2012 o número de pessoas interessadas em uma vaga pulou para 4.700. Para uma escola que comporta apenas 1500 alunos. Qual o diferencial do Tiradentes? Perguntaríamos. Na verdade a escola tem trabalhado com disciplina, comportamento e dedicação de todos os envolvidos no processo, ressalta o diretor.

COOPERAÇÃO

A atuação da Associação de Pais e Mestres (APM) tem sido decisiva no processo. A APM, na ausência de professores, a grande maioria subordinados à Secretaria de Educação (Seduc), contrata profissionais para suprir necessidades das salas de aula. Faz manutenção em equipamentos, contrata merendeiras e outros profissionais para que a escola possa funcionar bem. Entre os policiais que atuam na instituição alguns são professores e tem horários para reforço e quando necessário substituem educadores nas salas de aula.

Além de lecionarem, os policiais também ensinam ordem unida, noções de respeito, fiscalizam o comportamento dos alunos no interior da escola. Este trabalho tem apresentado os primeiros resultados. O diretor conta que em 2011 cerca de 30 alunos participavam do Pelotão de Elite, cuja adesão é voluntária. Este ano já são 120 alunos, com perspectiva de chegar a 150 nos primeiros meses de 2013.

Entre as funções do Pelotão de Elite está o de representar a escola nas festas cívicas, como desfile de 7 de Setembro, aberturas de eventos da escola e do Estado, auxiliar na fiscalização do uso correto do uniforme escolar e orientações aos demais alunos.

A participação dos pais também cresceu muito, no ano passado a primeira reunião convocada com a direção compareceram 30 pais, na segunda apenas 19. “A ausência dos pais no acompanhamento do desenvolvimento dos filhos nos preocupou bastante, porque é fundamental que isso ocorra”, destaca o diretor. Para reverter o quadro a escola passou a mandar recados pelos próprios alunos, noticiar nos blogs até que ao final daquele ano, 500 pais já estavam integrados à escola e atualmente, a cada reunião, participam até 1.100 pais. Tudo isso, aliado a dedicação dos professores e demais profissionais, engajados em verdadeiro espírito de equipe, tem contribuído para que o Tiradentes melhorasse suas médias. “Acredito que em função dessa união de esforços o próximo ano levará o Tiradentes a melhores resultados no ENEM”, diz o diretor.

A escola tem duas turmas concluindo o ensino médio. Neste ano, a educação não está se limitando as salas de aula, professores e alunos estão realizando atividades externas como visita ao Forte Príncipe da Beira, passeios em locais pitorescos, para incentivar o estudo da história de Porto Velho, além de estudos sobre música regional, entre outros. “Numa dessas atividades nossos alunos e professores visitaram uma comunidade quilombola e ficaram surpresos com as descobertas que lá fizeram”, destaca Marcos Rocha.

Texto: Alice Thomaz - Decom
Foto: Felipe Veras - Deco

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social