Coluna da Jussara Gottlieb - 1º Encontro de Pioneiros de Rondônia reúne personalidades

A realização do evento, o primeiro de uma serie, teve a marca de Jussara Gottlieb, jornalista, pessoa bem relacionada na sociedade portovelhense, que a terra gaúcha há muitos anos perdeu para Rondônia, uma profissional exemplar e competente, muito querida.

Jussara Gottlieb
Publicada em 18 de novembro de 2017 às 10:05
Coluna da Jussara Gottlieb - 1º Encontro de Pioneiros de Rondônia reúne personalidades

A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio, você tem que se manter em movimento... Albert Einstein

Emoção foi a palavra que todos vivenciaram no 1º Encontro de Pioneiros de Rondônia que aconteceu no dia 28 de outubro, com entrega de troféu a oito pioneiros de nosso Estado.

Ciro Pinheiro, grande jornalista, descreveu o fato com sua forma peculiar e sempre com brilhantismo.

“Podemos considerar como sendo o evento social principal deste fim de ano, apesar de pouco divulgado: o Primeiro Encontro de Pioneiros de Rondônia, que aconteceu no Araçá, dia 28 de outubro, um verdadeiro presente natalino antecipado para a sociedade rondoniense. E ao anunciar o início da festa, o Mestre de Cerimonias Sergio Gomes mostrou com poucas palavras o objetivo da festa, promoção pioneira de iniciativa da jornalista Jussara Gottlieb: “Assim como nossos homenageados este é um evento pioneiro que tem objetivo de reverenciar pessoas e famílias cujas histórias foram marcadas pela participação e pelo trabalho em prol do desenvolvimento de vários setores e segmentos desta terra que amamos.Por causa do empenho e dedicação dessas pessoas, Rondônia – suas cidades e sua gente vêm trilhando seus caminhos de sagas e de conquistas.” Em seguida foi lembrado aos presentes o significado da palavra Pioneiro: “indica aquele que está em primeiro lugar, aquele que é um desbravador, aquele que vai abrir caminhos para outros que virão depois, um verdadeiro descobridor. Tem a ver com ser o precursor de algo, ou seja, aquele que trilha o caminho primeiro, que anuncia algo de novo. Empreendedores podem ser considerados pioneiros quando se antecipam e se tornam os primeiros a investir em um determinado ramo ou quando criam algo novo. REALIZAÇÃO A realização do evento, o primeiro de uma serie, teve a marca de Jussara Gottlieb, jornalista, pessoa bem relacionada na sociedade portovelhense, que a terra gaúcha há muitos anos perdeu para Rondônia, uma profissional exemplar e competente, muito querida.

No evento ela teve a participação do apresentador Marcelo Regis que deu seu inestimável apoio visando o sucesso da noite e sua realidade. Além desses, Jussara teve o incentivo da Fiero, da Fecomercio, da Sicoob e da artista plástica Carmen Sylvia San Thiago (autora da arte plástica que deu vida ao convite evento), além de outras pessoas envolvidas na realização deste importante Encontro de Pioneiros de Rondônia.

OS PIONEIROS

SYLVIO SANTIAGO - Natural de Santa Catarina, presidente da extinta Teleron, Sylvio Santiago, aposentou-se depois de 45 anos de serviços na área de telecomunicações, especial em Rondônia. Mora atualmente em Florianópolis. Durante a sua gestão na Teleron, no início dos anos 1980, Rondônia ingressou na modernidade telefônica, ganhando os sistemas de discagem direta à distância e discagem direta internacional (DDD e DDI). De 1987 a 1991 trabalhou no Governo de Rondônia, exercendo o cargo de secretário do Planejamento e presidiu a Companhia de Habitação de Rondônia. Santigo faz parte de três capítulos da história rondoniense: telecomunicações, ensino universitário e administração pública

CHAGAS NETO - Cearense nascido em Sobral, mora em Porto Velho há quase 40 anos. Foi deputado federal constituinte de 1987 a 1991 com destacada atuação em prol de Rondônia. Foi presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado durante 7 anos e vice-presidente da FIERO. Atualmente é presidente do Conselho de Representantes da FIERO. Seu nome é ligado à construção civil, considerando inúmeros conjuntos habitacionais que construiu, entre eles os conjuntos Santo Antônio e Marechal Rondon, todos as obras do Conjunto 4 de Janeiro totalizando 34 edificações em Porto Velho e cidades do Estado de Rondônia. 

ROSSILENA MARCOLINO DE SOUZA - Atleta paraolímpica - Graduada no curso de Administração Pública e pós-graduada em Metodologia de Ensino Superior. Especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Servidora Pública em Rondônia há 31 anos, hoje atua como auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas de Rondônia. Nasceu em Guajará Mirim–RO, de onde veio residir em Porto Velho com um ano de idade. Conquistou o primeiro título de campeã mundial a ser trazido para Rondônia. Foram duas medalhas de ouro e uma de prata. 

RAIMUNDO DA SILVA MAIA - Vindo de Alenquer – Pará, junto com dezenas de outros migrantes em busca de novas oportunidades, chegou a Porto Velho com 2 anos de idade, em uma embarcação à vapor navegando pelo rio Amazonas e subindo o rio Madeira. Seu pai veio trabalhar como seringueiro. Assim começou a história do pioneiro Raimundo da Silva Maia, conhecido como Louro do Posto Tricampeão. Algumas de suas experiências marcantes: começou a trabalhar desde os 9 anos, no Porto Velho Hotel, Enaro e taxista no antigo território. Mas, o fator principal, certamente, foi empreender abrindo o primeiro posto de combustíveis de Porto Velho - o Posto Tricampeão, com mais de 50 anos em atividade. Hoje, Maia é um homem realizado – como empresário do ramo de combustíveis e pecuarista. 

VITÓRIO ALEXANDRE ABRÃO -  Nascido em Andradina, São Paulo, o agropecuarista Vitório Abrão, mudou-se para Rondônia em 1971 com 21 anos, instalou-se na pequena Vila de Vilhena onde havia aproximadamente 1.000 habitantes. Foi ele que produziu as primeiras lavouras mecanizadas em Rondônia, com cultivo de arroz e soja, hoje, a principal fonte de renda do município de Vilhena. Em suas fazendas, foi introdutor da pecuária de corte e recria no município. Investiu também no setor madeireiro na cidade de Vilhena e no projeto Paulo Assis Ribeiro, hoje município de Colorado do Oeste. Durante a juventude foi um líder estudantil e quando houve a criação do município de Vilhena ele foi eleito o primeiro prefeito pelo voto popular. 

JOSÉ ROSA, Médico possui o título de especialista em Cirurgia Vascular e Ultrassonografia Vascular. Tem Pós Graduação em Cirurgia Endovascular, Pós graduação em Ultrassonografia vascular e Pós graduação em medicina estética. Desde a sua criação a Clínica Dr. José Rosa tem como objetivo trazer a inovação tecnológica e os mais modernos tratamentos de varizes para Porto Velho.

FRANCISCO ARQUILAU DE PAULA - Advogado atuante, fundou seu escritório de advocacia no ano de 1971.Possui a inscrição n. 1 da Seccional da OAB em Rondônia.Ex presidente e membro honorário vitalício da OAB/RO e Conselheiro Federal da OAB por três mandatos. Nasceu em Guajará-Mirim iniciou suas atividades em escritório localizado na Rua José de Alencar, no Edifício Simeão, em março de 1971. Em 1980, mudou-se para o primeiro edifício de Porto Velho, o primeiro centro empresarial da capital, o Edifício Rio Madeira. Arquilau de Paula formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Pará, em 1970, sendo Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Procurador Geral do Município de Porto Velho e da Assembleia Legislativa do Estado e Rondônia e, ainda, Secretário de Estado de Interior e Justiça (1982). Foi membro titular do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, nos triênios 1992/1995, 1995/1998 e 1998/2001, sendo membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB, desde 1997. 

CARMÊNIO BARROSO - Carmênio Barroso nasceu em 13 de agosto de 1930, cearense de Jaguaruana, Ceará onde foi vereador; secretário da Prefeitura adjunto de Promotor de Justiça e Administrador do DNOCS. Poeta, cronista, colaborador dos jornais Alto Madeira e Guaporé nos idos de 1959 a 1963, Carmênioformou-se como técnico em contabilidade. Em 1963 lecionou Português e Contabilidade na então Escola do Comércio Estudo e Trabalho. Fundou e elegeu-se presidente da União dos Estudantes do Guaporé, Criou a Taba do Cacique, recanto da boemia de 1966 na Pinheiro Machado. Exerceu diversos cargos, dentre eles prefeito do Município de Porto Velho, secretário da municipalidade tendo respondido várias vezes interinamente pelo cargo de prefeito na ausência do titular Raphael Jaime Castiel. Foi preso na madrugada de 1º de abril de 1964 pela ditadura militar, quando exercia sua última interinidade na Prefeitura. Declarado anistiado político pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em setembro de 2012.

MAIS MULHERES NA POLÍTICA
EVENTO MARCANTE

A presença da mulher na política foi tema do Seminário “MAIS MULHERES NA POLÍTICA” que aconteceu no auditório da OAB/RO, dia 8 de novembro, organizado pela Fundação Milton Campos do Partido Progressista e Mulher Progressista com a participação especial de Jaqueline Cassol, Advogada e Presidente do PP-RO e apoio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia, AESA/OAB/RO.

Jaqueline Cassol e Milene Vargas

Vereadora de Alta Floresta, Márcia Cassol e Izabel Cristina

Após compor a mesa principal foi realizada aprimeira palestra com Milene Vargas, gaúcha líder em Coach e especialista em comportamento feminino, logo em seguida o Painel “Campanhas Eleitorais para Mulheres: Desafios e Tendências com  Luciana Panke. PHD em Ciências da Comunicação seguida de Elizeth Mesquita Diretora Geral do TRE, que falou sobre ‘Mulheres no Poder” . Em todos os painéis as debatedorasforam Jaqueline Cassol, Advogada e Presidente do PP-RO Cristiane Lopes, Vereadora e Presidente do Conselho de Mulheres de Porto Velho e Renata Fabris, Advogada e Presidente da CMA/OAB-RO.

O seminário foi importantíssimo para todos os presentes até porque não ficou restrito às mulheres, tendo vários segmentos interessados no assunto que tiveram oportunidade de refletir sobre atitudes necessárias no importante momento da política brasileira em que se busca não apenas quantidade nem percentuais, mas soluções para o país que encontra-se enfermo, principalmente na política onde precisa de maiores cuidados com urgência da mudança do quadro atual onde há pouca presença do público feminino.

CURTAS

• EMAIL

Entre em contato comigo através do email: jussarapvh@ hotmail.com

• BRIGA DE FOICE

Um político experiente me disse que as próximas eleições serão as mais mascaradas de todos os tempos – sem poder mostrar poder financeiro, terá que ser feita atrás das cortinas. É, tudo indica que a fiscalização será intensa e nesta guerra de Poder – mas muito Poder – têm figuras do cenário, as poucas que não foram estampadas na Lava Jato, cujo apoio está sendo disputado a tapa. Exemplo? Simples: Jesualdo Pires é um nome fortíssimo que está sendo cogitado para ocupar a cadeira principal do executivo estadual – o Palácio Rio Madeira. Outros nomes desfilam na berlinda e dentre eles o do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurãoque deve ser o nome do PMDB, do promotorHéverton Alves de Aguiar que vem alcançando muita simpatia e certamente haverão muitos nomes além desses. O difícil é saber quem vai colocar o nome fora da caixa preta e correr o risco de ser guilhotinado. É um risco ao ter o nome na berlinda e tantos candidatos – mesmo para quem pensava que não teríamos muitas opções ao que tudo indica, a lista deve crescer.

• ATENDIMENTO

O Hospital da Unimed Rondônia tem sido elogiado pelo atendimento permanente com especialistas das áreas às quais o usuário recorre. Seja de qual for a área, basta ser detectado o problema de emergência, um especialista é chamado para prestar atendimento, dando segurança ao usuário quanto à qualidade de serviços.

ANIVERSARIANTES

A Unimed Rondônia presta suas homenagens aos médicos cooperados que aniversariam, parabenizando-os pela data e desejando muitas felicidades:

Ivani Daibes de Andrade – dia 17 de novembro

Joseluce Dantas Motta – dia 17 de novembro

Miguel Angelo D´Andrea – dia 17 de novembro

Marcia Rocha Meira – dia 18 de novembro

Rogério Ferraz Baquette – dia 18 de novembro

Claudia Gaspar Nogueira – dia 20 de novembro

Luiz Gustavo Cavalcanti Santos – dia 20 de novembro

Herlindo Roger Claros – dia 26 de novembro

SalehMohamoud Abdul Razzak – dia 26 de novembro

Eduardo Wanssa – dia 27 de novembro

José da Fonseca Tinoco Filho – dia 27 de novembro

José Braz Guimarães – dia 30 de novembro

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    jussara 18/11/2017

    Senhor João Bosco, este foi o 1º Encontro e concordo que tem muitos que merecem ser homenageados e aos poucos vamos acrescentando independente de "ibope". Aceito sugestões.

  • 2
    image
    joão bosco 18/11/2017

    faltou muita gente boa que segurou este território mais infelizmente vive as margem não dar ibope

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook