Com apoio do Governo Estadual, Basa renegocia débitos de produtores rurais

Segundo o superintendente Edmar Bernaldino, totalizam 15 mil os contratos de Pronaf “A”, com índice de inadimplência inferior a 2%.

Publicada em 24 de November de 2014 às 14:49:00

Com o apoio do Governo do Estado de Rondônia, o Banco da Amazônia está renegociando e liquidando dívidas de pequenos produtores rurais beneficiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com financiamentos de até R$ 20 mil, principalmente os assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A informação é do superintendente do Banco da Amazônia S/A (Basa), Edmar Souza Bernaldino, ao participar do programa “Campo e Lavoura” apresentado pelo jornalista, José Luiz Alves, no sábado, 22, pela Rádio Globo, de Porto Velho.

Os descontos para regularizar os processos de inadimplência variam entre 60 e 80%, aos produtores rurais ligados a agricultura familiar, que por um motivo ou por outro deixaram de quitar seus compromissos com o banco.

Segundo o superintendente Edmar Bernaldino, totalizam 15 mil os contratos de Pronaf “A”, com índice de inadimplência inferior a 2%. Os inadimplentes têm até 31 de dezembro conforme resoluções do Banco Central, para reescalonar as dívidas em atraso. Eles se enquadram nos juros que vão de 1 a 2%, de acordo com o programa vigente.

Regularizada a situação desses produtores, eles estão aptos a contrair novos financiamentos, conforme explica Bernaldino. Os demais produtores rurais com operações contratadas acima de R$ 200 mil também podem renegociar suas dívidas dentro do prazo estabelecido pelo Banco Central.