09/12/2016 - 11h14min - Atualizado em 09/12/2016 - 11h14min

Com formação certificada pela FGV, Secretaria da Educação profissionaliza planejamento, gestão e controle     

Cerca de 80 servidores cursaram cursos da FGV.

Cerca de 80 servidores cursaram cursos da FGV.

Os quase 80 funcionários públicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) diplomados nessa quinta-feira (8)  num dos cinco cursos oferecidos pela Porto FGV, credenciada da instituição sediada no Rio de Janeiro, e que mediante franquia se instalou em Rondônia em 2010, constituem um seleto grupo qualificado em áreas que pouco ou quase nenhuma atenção receberam desde a criação do estado.

“Pela primeira vez, posso dizer, temos uma equipe qualificada em planejamento, gestão e controle. Todos os avanços que vivemos hoje nessas áreas só estão sendo possíveis porque esse grupo conseguiu cumprir suas atividades, obteve notas, concluiu o curso, se especializou”, disse a secretária Fátima Gavioli.

Não há concursos para áreas especificas, necessárias para administrar a educação. “Professores habilitados em matemática são gestores financeiros, por exemplo.  Agora se especializaram, e isso partiu do governador Confúcio que tem preocupação grande com a gestão pública.  Acredito que em curto espaço de tempo vai haver profissionalização muito grande na Seduc por causa desses cursos, e também nas Coordenadorias Regionais, como Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná”, afirmou.

O investimento do governo de Rondônia na formação desses servidores é de aproximadamente R$ 2 milhões. MBA em gerenciamento de projetos, em gestão de pessoas, em gestão estratégica da tecnologia da informação e gestão financeira, controladoria e auditoria e ainda pós-graduação em administração pública foram os cursos oferecidos.

“Sou funcionária de carreira. Não existiu até aqui, e talvez tão cedo nós não tenhamos outro governador que queira melhorar tanto a educação em Rondônia”, disse Fátima Gavioli, conclamando a seguir os servidores para se engajarem nas ações de melhoria dos indicadores da educação. “Não vamos deixar o Pisa cair em Rondônia”, conclamou.

O diretor de Operações da Porto FGV, Rodrigo Campos, disse que desde o início, logo no primeiro mandato, Confúcio Moura propagava a ideia de investir nas melhores instituições do País. “Assim ele fez. Muito bom ver esse progresso. É muito gratificante ver vocês superarem os desafios. De ir até o fim do MBA. É muito gratificante para nós enquanto instituição estarem formados por nós. Parabéns à Seduc pelo investimento, pelo compromisso com os servidores e com o estado para que entreguem aos cidadãos serviços de qualidade”, pontuou.

O secretário-adjunto da Educação, Márcio Felix, disse que muitos dos diplomados já fazem mestrado, com apoio do governo, e que há um ano e meio em que está no cargo observa que a gestão da Seduc tem melhorado. “Esse projeto deu certo, e vemos o resultado na prática. Esse grupo diferenciado atua no planejamento estratégico, na parte de compras, termo de referências, licitação, no financeiro, controle interno e jurídico”, apontou.

MULTIPLICAR O CONHECIMENTO 

Como se trata de instituição conceituada, com professores qualificados, que deixam São Paulo e Rio de Janeiro para dar aulas em diversas regiões do País,  o investimento em formação é caro, sendo possível somente para grupos pequenos. “Não é comum governos fazerem este tipo de investimento. O valor é alto. Então, é preciso expandir, multiplicar o conhecimento. Essa é a visão  do governador Confúcio Moura, é o que incentivo e proponho, e esse grupo já está produzindo filhotes por aí”, disse Fátima Gavioli.

O investimento prossegue. O governo está pagando para a maioria dos diplomados mestrado na Universidade de Juiz de Fora (MG), na área de avaliação, monitoramento e controle e investindo também em doutorado em educação.

 


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíCIA | matéria escrita em 22/01/2017 ás 23:13:00

Incêndio destruiu parte da UPA do Ulysses Guimarães neste domingo

Pelo Facebook, os vereadores Marcelo Cruz e Ada Dantas prometeram "investigar" o incêndio. Ada escreveu que quer saber se houve omissão por parte dos responsáveis pela UPA.

POLíCIA | matéria escrita em 22/01/2017 ás 13:04:00

Revista em presídio de Rondônia encontra arsenal de armas e celulares

O pavilhão “B” abriga condenados que se dizem membros do Primeiro Comando da Capital (PCC).

POLíCIA | matéria escrita em 22/01/2017 ás 12:51:00

Homem morto a pancadas era suspeito de estupro de criança de 6 anos na capital

Um dos acusados pela morte é sobrinho da vítima.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 12:54:00

Bandidos assaltam mercado e atiram em clientes; na fuga, um é baleado em troca de tiros com a PM

Até o momento a polícia não tem identificação dos criminosos. O que foi baleado está  passando por cirurgia. Ele tem uma tatuagem no braço direito com o nome de “Samantha” e outra de uma coroa no pescoço.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 12:46:00

Acidente na BR-364 deixa uma vítima fatal

... a caminhonete Chevrolet modelo D20 teria colidido violentamente na traseira da motocicleta.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 11:56:00

PRF recupera cinco motos roubadas que estavam em baú de caminhão que ia para a Bolívia

Confira quais motos foram recuperadas.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 11:40:00

Polícia apreende 180 quilos de cocaína em Rondônia

A droga foi avaliada em 9 milhões de reais.

GERAL | matéria escrita em 21/01/2017 ás 10:23:00

Governo de Rondônia divulga edital de concurso público para preencher 1.143 vagas na Saúde

Este concurso visa atender as unidades estaduais de saúde localizadas em Porto Velho, Buritis, Cacoal, São Francisco do Guaporé, Extrema, Ariquemes e Guajará Mirim.

GERAL | matéria escrita em 21/01/2017 ás 10:07:00

TCE e MPC de Rondônia propõem uso de metodologia única em auditorias nos sistemas prisionais da região Norte

Sabedora da proposta da Corte de Contas rondoniense, a presidente do CNPGC, Claudia Pereira, disse que a estratégia do TCE-RO está correta e esbanja eficiência.

POLíTICA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 10:02:00

Empreguismo em alta

Não é de hoje que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia vêm alertando os administradores rondonienses sobre o espantoso número de cargos comissionados...

GERAL | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:40:00

Comunicado: Prefeitura de Porto Velho

O prefeito dr Hildon Chaves comunica aos servidores e à população em geral que na segunda-feira (23) haverá expediente normal em todas as secretarias.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:39:00

Feriados regulam o funcionamento da Justiça do Trabalho em RO e AC de 20 a 24 de janeiro

Os jurisdicionados da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre devem ficar atentos para feriados estaduais e municipais que irão nortear, do dia 20 a 24 de janeiro de 2017.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:17:00

Camionete bate em poste de iluminação e derruba muro de residência

A mulher teve ferimentos leves, recebeu atendimento de uma equipe dos bombeiros e foi socorrida para UPA da Zona Leste.

POLíTICA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:10:00

Devassa necessária e indispensável

Noticia-se que a Câmara de Vereadores de Porto Velho passará por uma devassa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:00:00

OAB/RO promove palestra “Cidade e Desenvolvimento”, nessa segunda-feira (23)

A atividade, que visa a discussão dos estudos em inovação de tecnologias para desenvolvimento urbano, será ministrada pelo pesquisador Benxiang Zeng, da Charles Darwin University (Austrália), com início às 9h, no Plenário da OAB/RO.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2016 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com