Comarca de Alvorada do Oeste realiza mais um curso de preparação para adoção

A Comarca de Alvorada do Oeste realizou a 3ª turma de Preparação para Adoção.

Publicada em 25 de janeiro de 2017 às 12:31:00

 

Adoção 3 - Alvorada

A Comarca de Alvorada do Oeste realizou a 3ª turma de Preparação para Adoção. O trabalho foi coordenado pela juíza Simone de Melo juntamente com a equipe do Núcleo Psicossocial formada pela assistente Social Ângela Maria Bernardo da Silva e pelo psicólogo Roger Andrade Bressiani.

A preparação teve ênfase educativo/pedagógico com os objetivos de orientar os candidatos a explorarem a natureza da parentalidade por adoção e compreenderem seus próprios sentimentos e as dificuldades que podem apresentar nas relações adotivas, dando suporte para que os candidatos reconheçam se são capazes de aceitar a adoção e mesmo a renunciar a ela, voluntariamente, se perceberem que não é o melhor momento. O curso ainda focou no objetivo de estimular os participantes a realizarem reflexões e questionamentos em relação a sua própria motivação, das habilidades necessárias para uma nova relação parental.

Entre as atividades realizadas, inicialmente houve a explanação da juíza Simone de Melo ressaltando a importância de uma preparação psicossocial em processos de adoção e o papel da equipe técnica na habilitação dos postulantes à adoção. No decorrer da preparação, foram empregados explanações práticas/teóricas com exposição em slides, vivências participativas, discussões em grupos, vídeos e histórias com exposição da realidade nacional de crianças e adolescentes disponíveis para adoção nas unidades de acolhimento.

 

Temas

No curso foram abordados diversos temas como a legislação, Filho real x Filho idealizado, além de Mitos e preconceitos que envolvem a adoção. A Lei nº 12.010, de 2009, que dispõe sobre adoção, prevê que, obrigatoriamente, a inscrição de postulantes à adoção será precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude.

 

Adoção 4 - Alvorada

 

Adoção 5 - Alvorada

 

Adoção 2 - Alvorada

 

Adoção 1 - Alvorada

Assessoria de Comunicação Institucional