Começa júri de acusados de matar ex-presidente da OAB em Cacoal

Viúva e mais três são réus pelo crime que ocorreu em 2007.

Publicada em 21 de November de 2016 às 17:42:00

 

 juriveracacoal

Teve início na manhã desta segunda-feira, 21, o julgamento de quatro acusados pelo homicídio do advogado Valter Nunes de Almeida, ocorrido em março de 2007, em seu escritório, na cidade de Cacoal. São julgados Cássio de Jesus Claros, Jonas de Freitas, Sóstenes Alencar Ferreira e Vera Lúcia Nunes de Almeida, que era casada com a vítima. A previsão é de que o júri se prolongue por mais de um dia.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Estado, na tarde de 30 de março, o réu Jonas teria efetuado seis tiros contra a vítima, em companhia de Cássio e a mando de Sóstenes e Vera, mediante promessa de recompensa. Os acusados negam o crime. Valter Nunes era presidente da Subseção de Cacoal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na época dos fatos.

O julgamento é presidido pelo juiz de Direito Carlos Burck e é realizado no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir), onde há espaço físico adequado para ouvir cerca de 35 testemunhas de acusação e defesa, além dos advogados de cada réu. O processo tem 55 volumes e teve início em 2007, com a denúncia do MP três anos depois. Após a análise das provas, a Justiça decidiu levar os quatro a julgamento popular, em dezembro do ano passado. Após a decisão de vários recursos, o júri começou neste dia 21 de novembro de 2016.

No início do julgamento, as defesas formalizaram requerimentos para o desmembramento do processo ou mesmo para o aumento do tempo de debates, que foram indeferidos pelo juiz presidente. Em seguida o magistrado realizou o sorteio de sete jurados, três mulheres e quatro homens e deu início aos depoimento das testemunhas. Dezenas de pessoas acompanham o júri.

Proc. 0042709-02.2007.8.22.0007

Assessoria de Comunicação Institucional