Comissão debate educação integral e convoca secretário

Titular da Educação foi convidado a expor planejamento na próxima reunião.

Publicada em 22 de fevereiro de 2017 às 15:08:00

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), presidida pelo deputado Anderson do Singeperon (PV), esteve reunida na manhã desta quarta-feira (22), no Plenarinho da Assembleia, para debater questões pertinentes ao ensino integral e o planejamento do governo estadual para a área.

A proposta inicial do deputado Anderson, de convocação do secretário da Educação, Florisvaldo Alves, foi acatada pelos integrantes da comissão, deputado Adelino Follador (DEM), Aélcio da TV (PP), Ribamar Araújo (PR) e Rosângela Donadon (PMDB).

O deputado Aélcio avaliou que os investimentos não podem ser esporádicos, mas sim constantes. “O Estado tem aplicado em mediação tecnológica, que é um recurso fantástico”. Citou o exemplo do Estado do Amazonas, onde há 14 anos existe a mediação devido às distâncias continentais.

No entanto, Aélcio destacou Pernambuco, onde os investimentos em educação integral fizeram com que o estado pulasse do 20º para os primeiros lugares no Brasil. “A educação só melhora com investimentos em estrutura, valorização do profissional e principalmente gestão”.

O deputado Adelino disse que para investir em estrutura tem de haver planejamento. “Não adianta construir salas e demais dependências se não houver necessidades. Tem de ser muito bem planejado, para sobrar dinheiro para a merenda, que é uma vergonha o que é destinado para a aquisição de alimentos”.

O deputado Anderson encerrou a reunião ressaltando que espera que o secretário esclareça o planejamento do Estado para a educação integral, recursos necessários, entre outros pontos e que os gargalos na área são muitos e que é preciso muito trabalho para melhorar o segmento.