Comissão debate sobre insegurança em todo o Estado e troca de comando

​Parlamentares criticaram governo do Estado pela troca no comando da Sesdec.

Publicada em 08 de November de 2016 às 11:54:00

A Comissão de Segurança Pública (CSP), em reunião no Plenarinho da Assembleia, na manhã desta terça-feira (8), presidida pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN), debateu a troca de comando da Secretaria de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) e os problemas vividos em todo Estado, especialmente a questão das invasões de terras.

Boabaid comentou sobre a violência no Estado e criticou a nomeação do coronel Lioberto Caetano para comandar a Secretaria de Estado da Segurança. “Ele não deu certo no DER e a situação da segurança que está ruim, vai ficar pior”. 

O deputado Dr. Neidson (PMN) reforçou sobre seu empenho em relação a segurança de fronteiras, indo buscar parcerias em Brasília e em vários poderes e que já havia sido alinhado com o ex-secretário Antonio Carlos dos Reis e que agora terá de ser conversado com o novo secretário da Sesdec.

O deputado Cleiton Roque (PSB) falou dos números preocupantes de roubos e furtos em todo o estado, gerando clima de instabilidade entre a população, especialmente em questões agrárias, com as constantes invasões de terras.

Airton Gurgacz (PDT) pediu celeridade na questão da emissão das carteiras de identidade, especialmente no interior, aonde chega a levar até seis meses para liberar ao cidadão o seu registro de identificação. Também ressaltou a questão da violência e do grande número de funcionários comissionados que estão sendo exonerados, em prefeituras e contratações temporárias como as do DER, piorando ainda mais a situação econômica no Estado.

Projeto

Foi entregue para a relatoria do deputado Dr. Neidson (PMN), proposta para promoção do cabo BM Anderson Marlon Freitag por bravura ao reagir a um assalto, ocorrido em agosto deste ano, tendo trocado tiros com os bandidos, mesmo estando em folga, resultando na captura dos meliantes e recuperação dos objetos roubados.

Autor: Geovani Berno