Comitê define programação da Semana Nacional de Trânsito em Porto Velho

Durante a abertura, que acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia (Fatec/RO)

Publicada em 12 de September de 2014 às 17:29:00

A programação da Semana Nacional de Trânsito em Porto Velho, que acontece de 18 a 25 de setembro, mas teve suas atividades adiantadas a partir do dia 12, foi apresentada e discutida na última reunião do Comitê Municipal de Segurança Viária que aconteceu nesta semana. O Comitê é responsável pela organização da Semana na capital.

Este ano, o Comitê coordenado pela servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) Régia Martins elaborou uma programação composta de palestras de abertura no dia 12 na Fatec/RO; ações educativas nos dias 18 e 19 em escolas e nos dias 22, 23 e 24 em unidades básicas de saúde; atividades no Espaço Alternativo no dia 20 e pit-stop de encerramento em frente ao Hospital João Paulo II no dia 25.

Durante a abertura, que acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia (Fatec/RO), a mestrada e doutora em transportes pela Universidade de Brasília (UNB), Mônica Soares Veloso, fará uma ampla exposição sobre temas como: “Fatores intrínsecos e ambientais que afetam o comportamento do condutor em relação ao limite da velocidade em vias urbanas” e “Fatores contribuintes dos atropelamentos de pedestres em rodovias inseridas em áreas urbanas”.

A vinda a Porto Velho da apoiadora do Ministério da Saúde, Ana Amélia, e o encontro do prefeito Mauro Nazif com os representantes da Comissão de Gestão de Dados do Comitê também foram anunciados pelos componentes do órgão, na oportunidade.

Além dos representantes da Semusa (Samu, Dvea, Avisa, Niemsus e DPE), estiveram participando da reunião os representantes da Companhia de Trânsito, Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comitê Estadual de Trânsito (Cetran), Observatório de Violência da Unir e Liga Acadêmica de Cirurgia.