Complexidade da escola é elevada, por isso formar e apoiar o gestor é importante, diz secretário da Educação Básica do MEC

Os desafios dos gestores escolares são muitos, a complexidade da escola é elevada e, por isso, formar e apoiar o gestor é importante.

Publicada em 24 de August de 2016 às 11:33:00
Rossieli Soares: gestor escolar tem muitos desafios.      Rossieli Silva: gestor escolar tem muitos desafios

Os desafios dos gestores escolares são muitos, a complexidade da escola é elevada e, por isso, formar e apoiar o gestor é importante. A declaração é do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Soares da Silva, palestrante que inaugurou na manhã desta terça-feira (23) o ciclo de debates do III Encontro de Gestores Escolares promovido pelo governo de Rondônia, aberto na noite de segunda-feira.

“O gestor escolar é uma das funções mais importantes no processo educacional. Existe uma série de desafios na escola. Destaco os altos índices de abandono e reprovação. O gestor precisa encontrar um meio de campo com sua equipe para alcançar todas as crianças, garantir que todas estejam na escola recebendo educação. E nenhuma criança é igual a outra. Então o desafio na mão do gestor é entender onde ele está inserido, e com a equipe que tem encontrar o caminho para aquela criança”, disse Rossieli Silva.

O secretário de Educação Básica do MEC diz que “no meio de tudo isso” o gestor precisa cuidar do prédio, da relação com a comunidade e da relação com a família dos alunos. “São muitos os desafios e cada um deles merece atenção especial, por isso que a função precisa de formação e apoio”, declarou.

“Ouvir quem está na ponta é sempre muito importante. A minha expectativa é aprender com eles; mais do que eu possa falar é o que vou ouvir, sentir e  conversar no encontro. As grandes ideias surgem de pequenas conversas. Tive grandes experiências no Amazonas que resultaram  de pequenas conversas que partiram de encontros como este”, disse Rossieli ao ser interrogado sobre sua expectativa acerca da contribuição dos diretores e vice-diretores para a melhoria da educação em Rondônia.

Há 60 dias no cargo, o secretário respondeu pela gestão da educação no Amazonas, estado que firmou parceria com o governo Confúcio Moura, cedendo mais de 140 antenas e conhecimento sobre o projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica.

“Vamos sair daqui com muitas questões esclarecidas, e com certeza o conhecimento que vamos receber ira refletir nos servidores e diretamente no aprendizado do aluno”, avalia o coordenador da Regional de Educação de Ji-Paraná José Antônio de Medeiros Neto.  Ele participou dos encontros anteriores, e disse que o momento é de “trocar experiências, aprender novos conceitos sobre educação, gestão pública e gestão escolar”. De sua regional participam do evento 52 diretores e quatro técnicos.

Após a palestra de Rossieli, a professora Francisca Batista da Silva, presidente do Conselho Estadual de Educação, explanou sobre reconhecimento das escolas; o representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) Fábio Assis de Menezes falou sobre o Programa Agricultura Familiar; a gerente da Folha de Pagamento da Secretaria da Educação (Seduc) Vanessa Rosa Dahn tratou do novo modelo de registro de frequência dos professores e professora Ziuzânia Santos apresentou informações sobre saúde ocupacional.

PROGRAMAÇÃO

Ainda nesta terça-feira, 23, ocorreram o relato da experiência do diretor Flávio Antônio da Graça, da escola estadual Marechal Rondon, de Vilhena, vencedor do Prêmio Gestão Escolar 2015, e da professora Roseli Aparecida de Oliveira, da escola Padre Ezequiel Ramin, de Alta Floresta, vencedora em Rondônia do Prêmio Professores do Brasil.

A contratação e aplicação do Programa de Apoio Financeiro às Escolas (Proafi) foram tema de exposição, respectivamente, do procurador Francisco Aguiar Netto e da gerente de Recursos Financeiros da Seduc Claudia Leite. O peixe na merenda escolar foi tema tratado pela gerente de Convênios Gracita Stresser, e por José Aureo Oliveira, subgerente do Projeto de Alimentação Escolar (Pale).

Nesta quarta-feira, 24, a partir das 8h, a exposição é da diretora geral de Educação Angélica Aires, que irá tratar do projeto Ensino Médio por Mediação Tecnológica. A gestão democrática e os novos desafios, a seguir, é tema da gerente de Gestão Escolar, professora Maria Elizabete Matia de Siqueira; depois autorização de escolas e resultados do Censo Escolar são abordados pela gerente de Controle e Avaliação professora Aparecida Meireles; prestação de contas, com a professora Izaura Sakagami, gerente de Prestação de Contas, e por último análise dos processos pelo Controle Interno após prestação de contas, sob responsabilidade do controlador interno da Seduc Claudio Laureano.

PREMIAÇÃO

Na abertura do evento foi feita a premiação a diretores e vice-diretores contemplados com o Prêmio Gestão Escolar, edição 2015, e também docentes que tiveram projetos destacados no Prêmio Professores do Brasil. São eles:

Professores do Brasil

Roseli Aparecida – Escola Ezequiel Ramin – Alta Floresta

Sandra Aparecida de Souza – Escola Marcos Donadon – Colorado do Oeste

Maria José Ambrósio dos Reis – Escola Herbert Alencar – Porto Velho

Andreia Silva Brito – Escola Carlos Drummond de Andrade – Presidente Médici

Gestão escolar

Adriala Fatima e vice-diretora Eneida – Escola Floriano Peixoto – Cerejeiras

Maria de Fátima Oliveira e vice Ivone Cipriano – Escola Luiz Carlos Paulo Assis – Vilhena

Marisa Luchetta e Ivone Schneider – Escola Rocha Pombo – Nova Brasilandia

Rosimar Peçanha e Eliene de Oliveira – Escola Coronel Jorge Teixeira de Oliveira –  Ji-Paraná

Simone de Souza – Escola Barão dos Solimões – Porto Velho

Cleuvia Pessoa e Valdeci Ramos – Escola Ulysses Guimarães – Porto Velho

Jordane Celina e Sueli Pereira da Silva – Escola Professora Daisemara de Oliveira Martins – Jaru

Albaniza de Oliveira e Cleonice Campos – Escola Cora Coralina – Ariquemes

Sandro Mauro e Maximino Luis Maia – Escola Joaquim de Lima Avelino -Ouro Preto

José Luiz e Sheila – Escola Josino Brito – Cacoal

Nubia Lobato e Isaura Grif – Escola Eudice dos Santos Freitas – Ji Paraná

Eni da Silva Rocha e Lilian Santos – Escola Dr. Claudio Fialho – Guajará-Mirim

Juraci Onório da Silva e Lindomar Aquino – Ceeja Silvio Viana Louro – São Francisco do Guaporé

Escola destaque Premiação Gestão 2015

Escola Marechal Rondon – Vilhena

Flavio Antônio da Graça e Debora Cristine

Texto: Mara Paraguassu
Fotos: João Carlos Spanhol