10/01/2017 - 10h25min - Atualizado em 10/01/2017 - 10h25min

Concluído diagnóstico de disponibilidades hídricas para elaborar plano que definirá política de gestão das águas em Rondônia

O primeiro produto de um cronograma de tarefas a ser cumpridas até novembro de 2017, quando será concluído e aprovado o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH)...

O primeiro produto de um cronograma de tarefas a ser cumpridas até novembro de 2017, quando será concluído e aprovado o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) de Rondônia foi concluído pela RH Engenharia e Consultoria SS Ltda., empresa que firmou contrato com o governo estadual para elaborar os estudos técnicos e o documento consolidado do plano.

pedras-negras_vale-do-guapore_foto_daiane-mendonca

Levantamento é parte da primeira etapa de um total de três, e preve o diagnóstico, prognóstico e cenários da utilização da água em Rondônia

Relatório apresentado à Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) indica que o levantamento, inventário e estudo dos recursos hídricos superficiais (córregos, rios e lagos), foi 100% finalizado.

Esse levantamento é parte da primeira etapa que preve o diagnóstico, prognóstico e cenários da utilização da água em Rondônia. “Agora a empresa trabalha na dinâmica social, que vai dividir o estado em unidades de planejamento para ver onde há demanda da população pelos recursos, crescimento populacional, conhecer o consumo, com participação pública, isto é, mobilização social, quando serão feitos questionários”, explicou o coordenador de Recursos Hídricos da Sedam, José Trajano dos Santos.

É nesta fase, com previsão de se encerrar em maio, que se terá uma avaliação integrada da situação atual dos recursos hídricos de Rondônia, estado que tem sete bacias hidrográficas: rios Guaporé, Mamoré, Abunã, Madeira, Jamari, Machado e Roosevelt, divididas em 42 sub-bacias. A principal delas é a do rio Madeira. É quando também se terá uma análise das tendências de evolução da demanda por água das nossas baciais.

Segundo Trajano, funcionários dos 13 escritórios da Sedam em Rondônia irão contribuir com informações e na aplicação dos questionários. A segunda etapa, conforme o contrato assinado em novembro com a RHA, empresa de Curitiba (PR),  engloba diretrizes, programas e metas, também com participação popular, com prazo de três meses de trabalho, de junho a agosto de 2017.

A última etapa, consolidação do PERH, é prevista para setembro, outubro e novembro.  É quando se terá o documento consolidado do plano, uma minuta do projeto de lei que instituirá o PERH, banco de dados com informações sobre ele e a ocorrência de um seminário estadual para lançamento do plano.

“O Plano Estadual de Recursos Hídricos nos dará subsídios para fazer uma espécie de zoneamento do uso da água, e futuramente o estado irá se instrumentalizar com uma lei própria para fazer a cobrança do uso da água, conforme prevê lei nacional”, disse Trajano.

Disciplinar o uso da água, bem público da União, é importante mesmo na região amazônica, onde o recurso é superior às outras regiões do país, porque o mau uso causa escassez ou falta de água.  É o que já acontece, segundo o coordenador da Sedam, em Rolim de Moura, Alta Floresta, Cacoal e Nova Brasilândia.

Trajano ilustrou que irrigação de café capta muita água, e sem um controle afeta a jusante de rios, causando a falta de água para comunidades que vivem próximas a atividades econômicas que exigem grande consumo do produto.

“O plano vai nortear a forma como a captação da água em determinada região deve ser feita para não prejudicar a jusante, quanto de água um empreendimento poderá represar, considerar a vazão da água. O plano irá possibilitar que o estado adote política para disciplinar o uso, para melhorar cada vez mais a vazão ecológica da água, recuperar matas e nascentes, e assim melhorar a oferta da água”, destacou José Trajano.

CUSTO DA ÁGUA

O Brasil concentra 13% de toda a água doce do planeta. A nossa reserva soma 1,248 trilhão de metros cúbicos de água em reservatórios superficiais e aquíferos subterrâneos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá divulgar em breve quanto cada atividade econômica, cada produto, cada pessoa consome desse estoque de água. No futuro, a este ousado projeto serão calculadas contas ambientais envolvendo cálculo para energia, floresta e uso da terra.

 

Fonte
Texto: Mara Paraguassu

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíCIA | matéria escrita em 22/01/2017 ás 13:04:00

Revista em presídio de Rondônia encontra arsenal de armas e celulares

O pavilhão “B” abriga condenados que se dizem membros do Primeiro Comando da Capital (PCC).

POLíCIA | matéria escrita em 22/01/2017 ás 12:51:00

Homem morto a pancadas era suspeito de estupro de criança de 6 anos na capital

Um dos acusados pela morte é sobrinho da vítima.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 12:54:00

Bandidos assaltam mercado e atiram em clientes; na fuga, um é baleado em troca de tiros com a PM

Até o momento a polícia não tem identificação dos criminosos. O que foi baleado está  passando por cirurgia. Ele tem uma tatuagem no braço direito com o nome de “Samantha” e outra de uma coroa no pescoço.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 12:46:00

Acidente na BR-364 deixa uma vítima fatal

... a caminhonete Chevrolet modelo D20 teria colidido violentamente na traseira da motocicleta.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 11:56:00

PRF recupera cinco motos roubadas que estavam em baú de caminhão que ia para a Bolívia

Confira quais motos foram recuperadas.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 11:40:00

Polícia apreende 180 quilos de cocaína em Rondônia

A droga foi avaliada em 9 milhões de reais.

GERAL | matéria escrita em 21/01/2017 ás 10:23:00

Governo de Rondônia divulga edital de concurso público para preencher 1.143 vagas na Saúde

Este concurso visa atender as unidades estaduais de saúde localizadas em Porto Velho, Buritis, Cacoal, São Francisco do Guaporé, Extrema, Ariquemes e Guajará Mirim.

GERAL | matéria escrita em 21/01/2017 ás 10:07:00

TCE e MPC de Rondônia propõem uso de metodologia única em auditorias nos sistemas prisionais da região Norte

Sabedora da proposta da Corte de Contas rondoniense, a presidente do CNPGC, Claudia Pereira, disse que a estratégia do TCE-RO está correta e esbanja eficiência.

POLíTICA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 10:02:00

Empreguismo em alta

Não é de hoje que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia vêm alertando os administradores rondonienses sobre o espantoso número de cargos comissionados...

GERAL | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:40:00

Comunicado: Prefeitura de Porto Velho

O prefeito dr Hildon Chaves comunica aos servidores e à população em geral que na segunda-feira (23) haverá expediente normal em todas as secretarias.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:39:00

Feriados regulam o funcionamento da Justiça do Trabalho em RO e AC de 20 a 24 de janeiro

Os jurisdicionados da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre devem ficar atentos para feriados estaduais e municipais que irão nortear, do dia 20 a 24 de janeiro de 2017.

POLíCIA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:17:00

Camionete bate em poste de iluminação e derruba muro de residência

A mulher teve ferimentos leves, recebeu atendimento de uma equipe dos bombeiros e foi socorrida para UPA da Zona Leste.

POLíTICA | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:10:00

Devassa necessária e indispensável

Noticia-se que a Câmara de Vereadores de Porto Velho passará por uma devassa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/01/2017 ás 09:00:00

OAB/RO promove palestra “Cidade e Desenvolvimento”, nessa segunda-feira (23)

A atividade, que visa a discussão dos estudos em inovação de tecnologias para desenvolvimento urbano, será ministrada pelo pesquisador Benxiang Zeng, da Charles Darwin University (Austrália), com início às 9h, no Plenário da OAB/RO.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/01/2017 ás 08:36:00

Atendendo OAB/RO, Superintendência de Ministério garante atendimento digno a advogados

A ação, solicitada à Central de Atendimento ao Servidor (CAS) da SAMP/RO, objetiva garantir o respeito às prerrogativas dos advogados em relação a atos normativos e condutas.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com