Concurso de vídeos de curta-metragem do MPRO é finalista do Prêmio CNMP 2014

A cerimônia de premiação ocorrerá na abertura do 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.

Publicada em 19 de September de 2014 às 15:57:00

O 2º Concurso Cultural de Vídeos de Curta-Metragem "Vote Consciente, Transforme o Mundo” está entre os 40 trabalhos finalistas do “Prêmio CNMP 2014”.  Os projetos finalistas foram previamente escolhidos pela comissão julgadora entre 655 práticas inscritas no Banco Nacional de Projetos de diversos ramos do Ministério Público Brasileiro.

A cerimônia de premiação ocorrerá na abertura do 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. Os projetos vencedores também serão apresentados durante o evento, que reunirá servidores e membros de todo o Ministério Público no período de 21 a 23 de outubro, no hotel Royal Tulip, em Brasília.
Os projetos foram enquadrados em oito categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Diminuição da Criminalidade e da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

O 2º Concurso Cultural de Vídeos de Curta-Metragem "Vote Consciente, Transforme o Mundo” concorre na categoria Diminuição da Criminalidade e da Corrupção. A proposta do concurso é conscientizar os jovens de que a corrupção é um mal que está na sociedade, mas que existem formas de combatê-la e até mesmo evitá-la. O projeto busca utilizar recursos de mídia como vídeo e plataformas como o Youtube, a fim de cativar os adolescentes.

Os participantes, jovens de todo o Estado, elaboraram seus vídeos e os encaminharam ao MP, tudo via Internet. Os cinco vídeos escolhidos como finalistas pela comissão julgadora foram postados no Youtube e a classificação final se deu pela constatação dos mais acessados, o que gerou uma intensa mobilização nas escolas, famílias e amigos dos finalistas. Os prêmios foram aparelhos eletroeletrônicos como celular, câmera fotográfica digital e tocador MP4, como forma de tornar atrativo o concurso.

RESULTADOS: houve grande mobilização dos jovens, especialmente em cidades do interior de Rondônia, inclusive das escolas dos participantes. O projeto chegou a ser elogiado pelo jornalista Alexandre Garcia em seu programa de rádio. Os vídeos elevaram a quantidade de acessos à página do Ministério Público de Rondônia no Youtube e mostraram que os jovens precisam de meios para se expressar em sua linguagem peculiar, fato muitas vezes ignorado pelos órgãos públicos. Iniciativas como esta reforçam a consolidação do Ministério Público como indutor de transformação social.


Prêmio

O “Prêmio CNMP”, instituído pela Resolução nº 94/2013, tem por objetivo prestigiar os programas e os projetos do Ministério Público que mais se destacaram na concretização do Planejamento Estratégico Nacional. A premiação é anual e a Comissão Julgadora tem seus integrantes escolhidos por meio de designação do Conselho Gestor, sendo composta pelos membros do Conselho Nacional do Ministério Público e representantes das seguintes instituições: Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; Associação Nacional dos Procuradores da República; Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho; Associação Nacional do Ministério Público Militar; Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos; Escola do Ministério Público da União; Associação Brasileira de Imprensa; Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça; Ordem dos Advogados do Brasil; Senado Federal; Câmara dos Deputados; Conselho Nacional de Justiça e comunidade acadêmica, além de outros órgãos, instituições e segmentos da sociedade, eventualmente indicados pelo Conselho Gestor.