Concurso Público da Prefeitura de Porto Velho teve baixo índice de ausência

O resultado final do concurso está previsto para o dia 24 de abril. Nesta terça-feira, 31 de março, foi publicado o gabarito da prova.

Publicada em 01 de April de 2015 às 17:05:00

Mais de 17 mil inscritos no concurso público da Prefeitura de Porto Velho o provimento de vários cargos compareceram no domingo dia 29 de março, ao seu local de prova em diversos pontos da cidade para buscar uma oportunidade de emprego. Segundo a Secretaria municipal de Administração (Semad), o número de pessoas que não compareceu no processo seletivo foi pequeno, menos de 20% somados os turnos da manhã e tarde. O resultado final do concurso está previsto para o dia 24 de abril. Nesta terça-feira, 31 de março, foi publicado o gabarito da prova.

O secretário de Administração, Mário Medeiros, ressalta que o certame foi bem organizado e seguro garantindo a lisura do processo. “Estive em vários locais de provas e tivemos raríssimos casos de atraso, e nenhuma situação muito complicada. Tivemos até aparelhos detectores de metais na fiscalização dos candidatos e um grande número de colaboradores para ajudarem na fiscalização e realização das provas. Foi bastante satisfatória a forma como foi a execução dessa primeira etapa do processo. Então estamos atendendo a orientação do prefeito Mauro Nazif para realizar este concurso na mais perfeita lisura”, afirma o secretário da Semad.

Mário Medeiros explica ainda que se a prefeitura tiver condições poderá chamar outros aprovados que ficaram em cadastro reserva. “O nosso cronograma será mantido. Depois do resultado das provas objetivas, aplicaremos as práticas. A expressiva maioria das vagas ofertadas é para atender a demanda de contratos temporários realizando a substituição. Vamos chamar os do cadastro reserva de acordo com o que é permitido respeitando a lei de responsabilidade fiscal.. Para chamarmos essas pessoas temos que ter o parecer favorável da Fazenda e do Planejamento, que controlam o orçamento e as finanças”, esclarece.


Foram ofertadas 325 vagas distribuídas em vários cargos de diferentes níveis com salários que variam de R$ 862,10 a R$ 7.008,30. O cargo com maior número de inscrito foi o de inspetor escolar com 4.580. O segundo mais concorrido foi o de motorista de veículos pesados com 2.260 inscritos. E o cargo com menos inscritos foi para médico pneumologista, apenas dois. O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável, exclusivamente a critério da Semad, por igual período. Os aprovados terão jornadas de até 40 horas semanais.

Os cargos ofertados foram: agente de manutenção e infraestrutura escolar (1 vaga); motorista nos segmentos de veículos de passeio e duas rodas (1); veículos de transportes de cargas e passageiros (1); veículos pesados (51); operador de máquinas pesadas (94); agente de educação ambiental (1); cuidador social (1); inspetor escolar (1); técnicos em higiene dental (1); e radiologia (1); topógrafo (1); arquiteto (4); contador (2); engenheiro ambiental (1); engenheiro de tráfego (1); fiscal municipal de obras (1); e de meio ambiente (1); médico nas especialidades de anestesiologista (9); cardiologista (2); clínico geral (103); clínico geral — distrito de Jaci-Paraná (8); ginecologista /obstetra (4); pediatra (9); pneumologista (1); odontólogo (1); professor NII nas disciplinas de Libras (4); e séries iniciais — Rio Parto (1); e União Bandeirantes (12).

Por Rebeca Barca | Fotos: Frank Néry