Conferência Municipal da Agricultura na Ponta do Abunã é encerrada

Após as etapas realizadas em Nova Califórnia e Extrema, respectivamente na quinta e sexta-feira (17 e 18), a Pré-conferência da Ponta do Abunã.

Publicada em 24 de July de 2014 às 11:43:00

Após as etapas realizadas em Nova Califórnia e Extrema, respectivamente na quinta e sexta-feira (17 e 18), a Pré-conferência da Ponta do Abunã, evento promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), foi finalizada no final de semana no distrito de Vista Alegre do Abunã. No encerramento o procurador-geral do município, Carlos Dobbis, e o secretário da Semagric, Leonel Bertolin, fizeram rápida avaliação dos trabalhos desenvolvidos e apontaram alguns dos efeitos aguardados.

Dobbis classificou como elogiável a iniciativa da Semagric em procurar inserir diretamente no planejamento do município a destinação de recursos a programas assinalados pelos próprios produtores como essenciais para o desenvolvimento socioeconômico dos distritos. Disse tratar-se de uma novidade que demonstra a real intenção de atendimento aos anseios da população.

Os apontamentos dos produtores poderão fazer parte de uma lei municipal que regulamente os caminhos futuros da agricultura, pois o prefeito deve enviar à Câmara Municipal um projeto que contenha os principais resultados da I Conferência Municipal da Agricultura e Abastecimento, após a última etapa dos trabalhos, que será realizada no dia 14 de agosto em Porto Velho. “Essa etapa reunirá as reivindicações aqui ouvidas e as demais que virão com as outras pré-conferências. Essa forma direta de escuta aos agricultores e empresários das diversas regiões será a base para a criação de obrigatoriedades governamentais a serem assumidas pelo município. A iniciativa deve ser valorizada, pois demonstra um modo humanitário e consensual de administração”, afirmou.

O secretário Bertolin expressou satisfação com a realização da Pré-conferência da Ponta do Abunã. “Este momento é histórico para a agricultura do município, e entre tantas coisas que eu poderia destacar ressalto a participação de produtores do sul do Amazonas e de parte do estado do Acre, tais como Lábrea e Acrelândia. Trata-se de comunidades que mantêm grande dependência das ações de Porto Velho e que agora passam a ser ouvidas de maneira mais oficial, por meio desta pré-conferência. Quero também pontuar a importância da presença do Dr. Carlos Dobbis. Creio que após nos acompanhar e ajudar com comentários muito oportunos, sua sensibilidade quanto à realidade dos produtores desta região estará agora ainda mais aguçada. Isso terá grande importância quando ele precisar analisar pedidos de convênios e parcerias para esses distritos, cujos contratos passam sempre por suas mãos”, destacou.

Bertolin disse ainda que o fato de Porto Velho se constituir na maior capital brasileira em extensão geográfica, possuidora de um território mais extenso do que o estado de Sergipe e do que alguns países europeus, e não possuir políticas públicas definidas para a agricultura e o abastecimento denotava um erro grave que deveria ser enfrentado. “Creio que a história vai registrar a valorização dada à agricultura nesta gestão.

O prefeito sabe que o fortalecimento do agronegócio é um caminho para o abandono da economia de contracheque ou de ciclos que se criaram e findaram como o da borracha, do ouro e agora o da pós-usinas. Podemos transformar o município numa capital do agronegócio e do abastecimento”, disse o secretário, afirmando também que a posição geográfica de Porto Velho a faz caminho estratégico para o desenvolvimento de outras regiões brasileiras e de alguns países sul-americanos.

“Precisamos por isso dar maior segurança para investimentos que se mostrem duradouros, tanto por parte da própria administração municipal como por parte dos governos federal e estadual. O fato do município possuir fundamentos econômicos mais sólidos deverá atrair novos investimentos e isso deverá abrir novas oportunidades para a população”, acrescentou.

A próxima etapa da I Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento acontecerá com a Pré-conferência do Baixo Madeira. No dia 23 haverá a etapa de Calama e no dia 25 a de São Carlos. Em sequência, haverá a Pré-conferência de Jacy-Paraná no dia 30, depois a de União Bandeirantes no dia 1º de agosto e por fim a de Rio Pardo em 06 de agosto. O fechamento se dará com a realização da I Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento em Porto Velho, no dia 14 de agosto.