CONHEÇA OS FUTUROS SECRETÁRIOS DO PREFEITO ELEITO DE PORTO VELHO

LISTA INCLUI EX-SECRETÁRIO DE CHIQUILITO, EX-PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA , EX-COMANDANTE GERAL DA PM E ATÉ EX-PREFEITO DA CAPITAL.

Publicada em 16 de November de 2016 às 11:49:00

Confira a lista antecipada com exclusividade pelo jornalista político Robson Oliveira.

Resenha política
Robson Oliveira

Staff

O prefeito eleito da capital, Hildon Chaves (PSDB), indiferente às especulações feitas pelas mídias sociais sobre os nomes dos futuros secretários, já esboçou a equipe com a qual vai iniciar a administração. São nomes totalmente diferentes daqueles especulados e de perfil totalmente técnico, como prometeu durante a campanha.

Fazenda

Para a Secretaria de Fazenda o nome mais cotado no momento é de Wilson Evaristo, superintendente do Banco da Amazônia em Rondônia. Técnico experiente que já ocupou diversos cargos na estrutura do BASA, inclusive em nível de diretoria. 

Planejamento

Para o planejamento, Dr. Hildon tem em mente o nome de Luís Guilherme que já ocupou a mesma pasta na administração do prefeito Chiquilito Erse. Atualmente Luís Guilherme exercer funções no Tribunal de Contas do Estado. Técnico conceituado e de reputação irretocável.

Administração

Para a secretaria de Administração o nome mais forte é o do ex-Procurador Geral do Ministério Público Dr. José Carlos Vitachi. Atualmente aposentado, Vitachi é um especialista em direito público e já ocupou uma pasta semelhante no Estado.  Foi indicado pela maçonaria para saudar o então candidato tucano durante a sabatina promovida pelos maçons, evento que contou com a presença do outro candidato.

Semusp

O Coronel Valmir Ferro deverá ocupar a pasta de serviços e limpeza pública. Ex-comandante da PM rondoniense já ocupou diversos cargos na estrutura do estado e do município em outras administrações. Tem trânsito com as diversas correntes políticas rondonienses, um militar de posições firmes e cumpridor de missões.

Cultura

O museólogo Antônio Ocampo deverá ser o novo secretário de Cultura, cargo que ocupou na administração de Chiquilito Erse. Candidato a vereador pelo PSDB na última eleição, o museólogo foi o principal consultor do candidato Hildon Chaves sobre a área. Terá a difícil missão de unir os artistas em torno de um programa consistente para a cultura, visto que a maioria desses artistas locais foi entusiasta da candidatura de Léo Moraes. 

Indefinições

Quanto às pastas da Saúde e Educação, Dr. Hildon Chaves vai avaliar melhor o nome que indicará para o primeiro, haja vista as demandas reprimidas na área de saúde serem o principal gargalo que vai enfrentar. Com relação à educação, aguardará uma lista tríplice que deverá ser escolhida pelos professores da rede municipal da capital e, entre os três, escolherá um que atenda aos critérios que o próprio prefeito vai definir.

Obras

Ainda não há definição para a Secretaria de Obras, embora o nome do engenheiro Tião Valadares vem sendo lembrado por próceres tucanos e conta com a simpatia do prefeito eleito. É um técnico qualificado e um dos poucos que conhece a memória da municipalidade. Além de já ter exercido o cago de prefeito de Porto Velho, entre outros.

Reestruturação

Inicialmente Hildon quer diminuir o número de secretarias de dezoito para dez. Ainda vai estudar a forma de fazê-lo. No entanto, é possível que este número aumento, mas a ordem é reduzir gastos e acabar com cargos comissionados desnecessários. Vai empossar em janeiro somente dez secretários e dependendo dos estudos e das demandas pode convidar outros. O discurso contra o loteamento dos cargos com os políticos é pra valer. 

Transição

Os três nomes que compõem atualmente a comissão de transição que está colhendo os dados e os números da administração municipal, indicados pelo prefeito eleito, não necessariamente vão compor a futura equipe de primeiro escalão da administração. Mas são pessoas da confiança do prefeito eleito e tiveram papel importante na campanha eleitoral.

Interior

Na campanha o prefeito eleito prometeu extinguir a Enaro e criar uma secretaria voltada para os distritos. Em contato com a coluna ele reafirmou a criação da segunda e, quanto à primeira, vai avaliar qual a melhor forma para dar destino à empresa municipal. Como o histórico recente da Enaro é ruim e os serviços que prestam são da pior qualidade, o caminho poderá ser a extinção. Embora ainda esteja avaliando a decisão a ser tomada. 

Regabofe

Na próxima quarta-feira (23), em Brasília, Dr. Hildon Chaves vai oferecer um jantar aos três senadores e aos oito deputados federais para discutir com a bancada federal de Rondônia as emendas ao orçamento da União destinadas à capital. Ele (prefeito eleito) disse a este cabeça chata que a campanha se encerrou com a proclamação do eleito e, a partir de agora, precisa do apoio dos senadores e dos deputados federais para poder carrear os recursos necessários para resolver os diversos problemas  de infraestrutura e saúde que Porto Velho enfrenta. Confirmou também que o maior legado que quer deixar para a capital é o saneamento básico e a expansão da rede de água potável, propostas que exaustivamente repetiu na campanha.  Prometeu um governo austero, transparente e competente. Aguardemos!

Gato

Como é de conhecimento dos leitores dessas mal traçadas linhas, este cabeça chata contribuiu profissionalmente com a eleição do prefeito eleito -razão pela qual suspendemos a coluna no segundo turno-, informo aos navegantes que insistem em me ligar para os mais variados  (digamos) pleitos, que  não vou compor o próximo governo municipal. Aliás, nem o próximo nem o próximo do próximo. Portanto, perdem tempo ao assuntar sobre questões da futura administração da capital. O que continuará unindo este paraíba ao Dr. Hildon Chaves é a amizade. Mas caso ele pise na bola a coluna não deixará de criticar a sua administração. Assim como fez nos quatro anos de Mauro Nazif. Diz o adágio popular: "Gato escaldado tem medo de água fria".