CONTA GOTAS

LĂșcio Albuquerque

Publicada em 03/12/2012 às 08:14:00

PERGUNTAR NÃO OFENDE

E agora? O senhor Luiz Inácio vai continuar dizendo que não sabia?

COTAS Concordo com o jornalista Beni Andrade, no programa “Papo de Redação”. Se há uma frase idiota é mesmo o “politicamente correto”. Isso em razão de que através de lobies de minorias, impõe-se uma linha de ação ou de raciocínio e quem ousa discordar é criticado. Aqui sou do time do Beni.

ENERGIA Em setembro, no afã de buscar votos para beneficiar seus partidários, a senhora Roussef anunciou pomposamente uma readequação nas contas de luz. Agora a Aneel já anunciou: não vale o que está escrito e mandou ver com aumento de tarifas, a maior, como sempre – enquanto nossa bancada federal apenas aplaude tudo que os donos do poder fazem em Brasília – ficou para Rondônia.

PROCURA-SE Procura-se o procurador Luiz Francisco de Souza. Campeão de enquadrar pessoas acusando-as de tudo no governo FHC, sumiu a seguir e nem fala agora desde quando começou o período dos “cumpañeros” em 2003. Ainda semana passada o jornalista Sérgio Pires cobrou sua presença e eu acrescento: num momento tão vasto de denúncias e auto-entregação até que a experiência do procurador Luiz Francisco só poderia ser muito útil.

ENCONTRO INTERNACIONAL Presidente Dante Ribeiro da Fonseca, da ACLER, articulando para a realização em maio do III Encontro Cultural da Fronteira Brasil-Bolívia, marcado desde o ano passado para a cidade de Riberalta, naquele país. Ainda recentemente Dante conversou com dirigente da Sociedad de Escritores do Beni e o assunto ficou praticamente definido.

RECONDUZIDO Para mais um período na presidência da Academia Guajaramirense de Letras o acadêmico Paulo Saldanha, juntamente com os diretores Jorge Souza (vice-presidente), Terezza Chamma (secretária) e Tanhi Melhem (tesoureiro). O trabalho realizado pela equipe do presidente Paulo Saldanha vem sendo muito elogiado pela comunidade da Pérola do Mamoré.

TIRANDO DA RETA Claro, agora ninguém sabia da relação entre o senhor Luiz Inácio e a secretária. Pelo menos foi o que disse o presidente nacional do PT Rui Falcão, seguindo a linha de seu grande chefe, o próprio senhor Luiz Inácio.

DATAS DE RONDÔNIA (1 a 10 de dezembro)

Dia 1 – Em 1917 – Primeira eleição para prefeito e vereadores em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 3 – Em 1917 – Criação da primeira tenda de Umbanda, no bairro Mocambo, pela irmandade dirigida por Dona Chiquinha, Dona Esperança, Irineu dos Santos e Florêncio Paula Rosa (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História).
Dia 4 – Em 1978 – Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo (Pedro Brasil, Vilhena Conta Sua História).
Dia 6 – Em 1981 – Fundado o Lions Clube de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Dia 6 – Em 1995 – O Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).
Dia 7 – Em 1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a Madeira-Mamoré (Nevile B. Craig - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré).
Dia 8 – Em 1985 – Lançada pedra fundamental da igreja Assembléia de Deus, em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena Conta Sua História).
Dia 9 – Em 1984 – O empresário Valdir Raup é eleito primeiro prefeito de Rolim de Moura. Em Cerejeiras foi eleito o comerciante Adelino Neiva (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 10 – Em 1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364 em Rondônia (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná).
Dia 10 – Em 2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que no final da década de 1940 descobriu veio de diamante no Rio machado e provocou o crescimento da, mais tarde, cidade de Ji-Paraná (Revista Ji-Paraná e suas histórias).