Contemplados com apartamentos no Orgulho do Madeira são convocados para reuniões a partir do próximo dia 20

As reuniões têm duração de aproximadamente duas horas, com grupo de 100 moradores a cada encontro, de um total de até cinco que podem ocorrer num único dia, e irão começar sempre às 8h.

Publicada em 13 de fevereiro de 2017 às 13:36:00

Além de conhecer o endereço do apartamento em que irão brevemente morar no Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, os beneficiários do programa habitacional saíram do Colégio Tiradentes, no sábado (11), com a convocação para participar de reuniões que serão realizadas a partir do próximo dia 20, no auditório da Empresa Autárquica Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater).

Assistente social Tatiana Loreto

Assistente social Tatiana Loreto

“São reuniões informativas, necessárias para que eles saibam como funcionam os condomínios, quais as áreas de uso coletivo, de que forma podem ser utilizadas, quais as intervenções que eles poderão ou não fazer na estrutura do apartamento, entre outros esclarecimentos”, disse a assistente social, Tatiana Loreto, que faz parte da equipe de oito profissionais da empresa MP Assessoria, encarregada de atuar na organização e ações de natureza social junto as famílias.

A empresa foi contratada pelo governo de Rondônia para desenvolver o projeto técnico-social elaborado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social (Seas).

As reuniões têm duração de aproximadamente duas horas, com grupo de 100 moradores a cada encontro, de um total de até cinco que podem ocorrer num único dia, e irão começar sempre às 8h.

Para o dia 20, estão agendados encontros com futuros moradores da quadra 595, dos blocos 1 a 12; no dia 21 será a vez da quadra 598, dos blocos 1 a 18; no dia 22 será com os beneficiários dos blocos 1 a 18 da quadra 599; e no dia 23, os que irão morar na quadra 600, blocos 1 a 14. Também para este último dia está convocada uma reunião com famílias da quadra 594.

Os 1.120 beneficiários assinaram listas se comprometendo a participar das reuniões. Quando o cronograma for concluído, a MP Assessoria irá promover assembleias para formalizar a constituição de condomínios. Segundo Tatiana Loreto, são cerca de seis nomes na composição de uma chapa.

“As reuniões informativas e nos contatos que já estamos tendo servem para identificarmos pessoas com possibilidade de atuar como síndicos, como diretores”, disse a assistente social, revelando que já existem seis condomínios registrados legalmente.

Encontrar pessoas com um perfil adequado, disposto a participar, não tem sido fácil. Durou seis meses o trabalho de prospecção e contato diário com moradores da quadra 587 para se adaptarem ao novo espaço e se conscientizar da necessidade de ter organização no prédio. “São moradores remanescentes de áreas que sofreram com as enchentes do rio Madeira, acostumados a morar em áreas grandes”, explicou a assistente social da MP Assessoria.

Todas as quadras terão um condomínio organizado, com CNPJ, com direitos e deveres regulamentados, para que os moradores possam ter convivência tranquila.

A empresa MP instalou escritório próximo ao Residencial Orgulho do Madeira, mas mantém dentro do empreendimento a equipe que atua na política social.


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Jeferson Mota