Corregedoria Nacional de Justiça afasta juiz de processos envolvendo Eike

“Em várias entrevistas, fica evidenciado que o juiz federal mantém a postura de ignorar o Código de Ética da Magistratura”, disse Nancy em sua decisão.

Publicada em 27 de February de 2015 às 04:15:00

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, determinou nesta quinta-feira  (26) o afastamento do juiz federal Flávio Roberto de Souza de todos os processos que envolvam o empresário Eike Batista. A decisão de Nancy se dá após o juiz ter sido visto dirigindo um dos automóveis do empresário. O carro, assim como outros bens, foi apreendido por decisão do próprio magistrado, em processo no qual o empresário é acusado de crimes contra o mercado de capitais.
Saiba Mais

“Em várias entrevistas, fica evidenciado que o juiz federal mantém a postura de ignorar o Código de Ética da Magistratura”, disse Nancy em sua decisão. “[...] não há, nem pode haver lacuna, brecha ou folga interpretativa que permita a um juiz manter em sua posse, ou requestar para seu usufruto, patrimônio de particular sobre o qual foi decretada medida assecuratória”, completou a corregedora nacional de Justiça.

Nancy também determinou a instauração de reclamação disciplinar para apurar eventual prática de falta funcional por parte do juiz Flávio Roberto de Souza. Os processos envolvendo o empresário Eike Batista serão redistribuídos aleatoriamente.

No início da semana, o desembargador federal Messod Azulay, da Segunda Turma Especializada do TRF-2, determinou a suspensão dos leilões de cinco automóveis apreendidos, que estavam marcados para amanhã (26) e para o dia 9 de março. O desembargador considerou que os carros não correm risco de deterioração iminente e, por isso, é possível adiar o leilão, a fim de que seja garantido o direito à ampla defesa de Eike Batista.