Cultura da Paz é tema de seminário no Tribunal de Justiça

A mediação será o tema do Seminário "Semeando a Cultura da Paz”, nesta terça-feira, 29, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Publicada em 29 de November de 2016 às 11:50:00

sembrandocult 

A mediação será o tema do Seminário "Semeando a Cultura da Paz”, nesta terça-feira, 29, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia. O projeto é uma iniciativa da Universidad Complutense de Madrid para pesquisar a aplicação da Mediação em Rondônia e conta com o apoio do TJRO, por meio da Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON), do Governo do Estado e da Faculdade Católica de Rondônia (FCR).

O projeto foi dividido em três etapas. A primeira, acompanhou a Operação Justiça Rápida Itinerante em comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Madeira. A segunda, voltada para a prática, aconteceu em três escolas públicas estaduais de Porto Velho, onde foram realizadas oficinas e ensinadas técnicas de mediação aos alunos. Já a terceira e última fase do projeto, consistiu na capacitação de socioeducadores da comarca de Ji-Paraná para uma vivência cotidiana de pacificação no sistema socioeducativo.

Nesta terça-feira, todos os resultados e as experiências do projeto “Semeando a Cultura da Paz” serão apresentados pelas mediadoras Edit Sánchez Garcia e Irene Robles Martinez, e pela juíza aposentada Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima, que realizaram a pesquisa. O evento também proporcionará mesas de debates sobre os temas Mediação Comunitária, Mediação Educativa e Mediação no CASE – Centro de Atendimento Socioeducativo, com a presença de representantes de órgãos locais como a Defensoria Pública e a Secretaria Estadual de Educação.

Compondo ainda a programação, a Doutora Leticia Garcia Villaluenga, professora titular da Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madrid, e diretora do projeto, ministrará a palestra “A mediação: uma aposta para gerar convivência social e justiça. O papel das universidades”.

O evento será a partir das 16h, no auditório do Edifício-sede do TJRO e é aberto ao público.

Lançamento

O projeto ainda contará com outra atividade importante no dia 1º de dezembro, quarta-feira. Trata-se do lançamento do serviço de mediação da Escola Jorge Teixeira, uma das unidades estaduais que receberam capacitação das mestres espanholas Edith e Irene.

O evento será na Escola da Magistratura de Rondônia- Emeron, com a presença dos alunos, professores e da doutora Leticia Garcia Villaluenga. "Agora os estudantes poderão exercitar a mediação com maior propriedade e resolver eles próprios seus conflitos", explicou.

 

Assessoria de Comunicação Institucional TJRO