Denis Baú reconhece direitos de conselheiros em solicitar documentos a Fiero

Ao ser cobrado durante Assembleia que reuniu o Conselho de Representantes, o atual presidente garantiu que vai entregar qualquer documento solicitado.

Publicada em 04/12/2012 às 07:47:00

O tema foi pauta da reunião ordinária do conselho de representantes da Federação das Indústrias de Rondônia ( Fiero), na última quarta-feira (28). Durante uma assembleia bastante tumultuada que contou inclusive com a presença de dois oficiais de justiça que intimaram Denis Baú a cumprir o Estatuto da Federação e permitir a presença com direito a voto de sindicatos que haviam sido suspensos pelo atual presente, alguns conselheiros reclamaram da impossibilidade criada na atual gestão de entregar cópias de processos solicitados formalmente.

Entre os exemplos, está o pedido de vários sindicatos, reiterado por três vezes, que pedem cópia na integra do processo eleitoral da Fiero ocorrido no dia 04 de outubro. O processo eleitoral, inclusive está sendo alvo de ações na Justiça do Trabalho que pedem a anulação do pleito eleitoral. Até o momento, os sindicatos não conseguiram ter acesso a estes documentos, e estão tendo que reclamar na Justiça esse Direito.

“Ao ser cobrado, o presidente garantiu na frente de todos os membros que qualquer um de nós conselheiro pode ir lá na Fiero e pegar os documentos que quiser. Espero realmente que ele cumpra o que disse na assembleia, mas ressaltei que vou lá acompanhado de auditores para fiscalizar todos os processos”, afirmou Alan Gurgel do Amaral, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Rondônia.

Extraordinária vai decidir se mantém resultado da eleição da Fiero
Durante a reunião em Pimenta Bueno, foi ratificada a realização da assembleia extraordinária que acontece na próxima sexta-feira (07). Nessa assembleia, o Conselho dos Representantes vai votar se o pleito eleitoral que ocorreu na Fiero no dia 04 de outubro terá validade ou não. A convocação da extraordinária foi feita pela maioria dos 19 sindicatos que compõem a Fiero, pois eles entendem que o processo está eivado de irregularidades, conforme ação judicial proposta por 11 entidades na Justiça do Trabalho.

O Conselho dos Representantes, conforme o Artigo 26 do Estatuto da Federação, tem soberania com poder normativo, portanto, ele pode decidir a legalidade do pleito eleitoral independente da decisão Judicial.