Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural envia técnica para conhecer Sistema de gerenciamento da Emater-RO

Implantado para gerar e agilizar o acesso às informações sobre a agricultura familiar e as atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater)...

Publicada em 27 de October de 2016 às 13:39:00

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar/Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (SFA/Dater) ficou interessada no sistema de gerenciamento de Ater, (Sigater), utilizado pela Emater-RO. Para conhecer melhor esse sistema, enviou a Porto Velho, nessa terça-feira (25), a assessora técnica, Ingrid Gruber.

O Sigater possui uma interface que permite uma comunicação independente com outros sistemas.

Ingrid conheceu cada etapa de fomento do sistema e sua operacionalidade

Implantado para gerar e agilizar o acesso às informações sobre a agricultura familiar e as atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater), o sistema tem chamado a atenção de outras instituições pelos resultados satisfatórios que vem obtendo junto aos técnicos. Além da facilidade de acesso, o sistema que pode ser abastecido também em off-line, fornece informações atualizadas em tempo real e precisas.

O Sigater é um sistema de banco de dados que vem sendo consolidado no Estado de Rondônia. Através dele já foram cadastradas mais de 60 mil propriedades rurais cujas informações (principais culturas com área explorada e produção agrícola) já podem ser visualizadas.

Acompanhada dos extensionistas Cledmar Carneiro e Numydia Carvalho Cavalcante, e do responsável pela gerência de redes e informática da Emater-RO, Edevilson Rodrigues de Oliveira, a técnica do Dater teve oportunidade de conhecer cada etapa de fomento do sistema e sua operacionalidade. Em uma segunda etapa de sua visita, Ingrid reuniu-se com os técnicos que o utilizam para conhecer como o sistema vem contribuindo na prática para o gerenciamento das ações, no dia a dia.

O Sigater possui uma interface que permite uma comunicação independente com outros sistemas, com apenas algumas adequações, o que torna a plataforma passível de ser replicada e foi muito elogiado também pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Ater (Asbraer).

 

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes