Departamento de Trânsito alerta para os cuidados durante viagens de carro no fim de ano

Com blitzes educativas e orientações nas escolas, a incidência de acidentes está diminuindo gradativamente em Rondônia, segundo o Detran.

Publicada em 06 de December de 2016 às 13:25:00

Final de ano, festas e viagens são motivos de sobra para que motoristas e pedestres redobrem os cuidados com o trânsito e com a vida, que exigem moderação e planejamento para que as festas com as viagens comecem e terminem em paz e com a mesma alegria do Natal e do Ano Novo.

Com blitz educativas e orientações nas escolas a incidência de acidentes está diminuindo gradativamente em Rondônia

Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Gildete Miranda, é grande o número de pessoas que desejam pegar as estradas em longas viagens de férias, o que é natural e muito bom depois de um ano inteiro de trabalho. Mas para se fazer uma viagem tranquila e feliz, é preciso se atentar para alguns cuidados com o meio de transporte – o veículo – que deve passar por uma revisão completa, que ateste as condições do motor e componentes, dos pneus, freios, extintor de incêndio e até das condições de saúde do motorista.

A coordenadora do Detran-RO lembrou que essas condições, aliadas a um bom trabalho de alinhamento e balanceamento das rodas do veículo e de um planejamento que preveja a hora para viajar e hora para descansar, podem garantir uma viagem segura e feliz, com menos riscos de acidentes.

Gildete Miranda explicou que esses cuidados que parecem ser meros discursos (retórica) das autoridades de educação de trânsito, na verdade são parte de um conjunto de 10 medidas essenciais para se fazer uma boa viagem, que prevê o cuidado com o nível do óleo do motor, limpeza ou troca das velas, limpador de para-brisa, iluminação (faróis, lanternas e alerta), pneus, freios, suspensão, cinto de segurança, peso e, o principal, o motorista, que precisa estar descansado para pegar a estrada, pois o sono e o cansaço podem prejudicar a visão e sua noção de espaço. A recomendação dos especialistas é de que a cada duas horas o motorista deve fazer uma alimentação leve, e aproveitar este momento para esticar as pernas e o corpo, um bom alongamento, e lavar o rosto, recomendações que se completam com a necessária e fundamental observância às leis de trânsito.

A coordenadora informou que de 2014 para 2015 Rondônia registrou uma queda de 21,5% no número de acidentes nas estradas e cidades. Segundo ela, por orientação e incentivo do governador Confúcio Moura o trabalho de orientação de trânsito se ampliou nos últimos anos e hoje é realizado em todo o estado, por força de convênio com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que prevê a adoção da carga curricular (transversal) na rede de ensino – as orientações e noções de trânsito são ministradas concomitantemente com qualquer outra disciplina – além da realização de palestras e outras atividades que complementam aprendizado.

 


Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Arquivo/Secom