Deputado Ezequiel Junior cobra entrega de títulos em audiência com presidente nacional do INCRA

Ezequiel falou da região de Machadinho e de Cujubim que sofre com a violência. “Venho de uma região que se transformou no verdadeiro barril de pólvora"...

Publicada em 23 de August de 2016 às 08:33:00

Na manhã desta segunda-feira (22), o deputado estadual Ezequiel Junior (PSDC), participou da Audiência pública, mobilizada pelo governo do estado e Assembleia Legislativa, a Audiência tratou de assuntos que visam a segurança ao Homem do campo e a entrega de títulos e contou com a presença do Presidente Nacional do INCRA, Leonardo Góes Silva, além do presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (PMDB) e do Governador Confúcio Moura (PMDB).

Ezequiel falou da região de Machadinho e de Cujubim que sofre com a violência. “Venho de uma região que se transformou no verdadeiro barril de pólvora, um povo que estive lá no final de semana, inclusive no projeto de assentamento “Galo velho” pertencente ao município de Cujubim estive em outras três ocupações de terras, que eram reservas e precisam também de regularização, são pessoas que estão lá há décadas, não são aventureiros essas três áreas, “Serra Dourada” “Bacuri” e “Mutum” não são áreas conflituosas, no papel são áreas de reserva, mas a realidade hoje não existe mais a floresta, e o povo está ali, sofrendo porque não tem como chegar energia, porque depende do documento INCRA, pro programa Luz Para Todos chegar até eles, e o povo tá lá naquele sofrimento sem qualquer infraestrutura, principalmente de estradas e qualquer outro tipo de apoio, de acesso a serviço público, que nosso povo tem direito.” Citou o deputado.

Ezequiel falou que na região do galo velho também pessoas que residem a mais de 15 anos. “Deparei com um proprietário de 16 anos ali trabalhando, propriedades consolidadas os aventureiros já não estão mais ali, quem reside ali são pessoas que estão acreditando, que estão trabalhando e que estão desprezados hoje pelo Incra, mas eu tenho certeza que o Brito vai olhar com carinho pra aquela população, ele já tem conhecimento disso.” Pontuou do deputado.

O presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Leonardo Góes Silva, anunciou que o governo federal pôs em operação nova etapa na titulação de imóveis. A violência, que decorre da falta de regularização das propriedades, foi discutida na reunião reservada que o governador manteve com o presidente do Incra, com a presença de representantes das bancadas federal e estadual, o secretário chefe da Casa Civil Emerson Castro e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias.

As 147 ordens de reintegração de posse determinadas pelo Judiciário, conforme Confúcio Moura, atrasam porque são antecedidas de tentativas conciliação para evitar conflitos graves. Ao mesmo tempo, são buscadas soluções para atender a demanda por terras.