Deputado Hermínio Coelho se nega a empossar Confúcio Moura para um novo mandato de governador

Segundo ele, é extremamente constrangedor dar posse a um indivíduo apontado pelos órgãos fiscalizadores como o verdadeiro líder de uma Organização Criminosa instalada no Governo Estadual.

Publicada em 18 de December de 2014 às 16:46:00

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), não presidirá a sessão solene de posse do governador e do vice-governador, no próximo dia primeiro de janeiro de 2015, no Teatro Estadual Palácio das Artes. Segundo ele, é extremamente constrangedor dar posse a um indivíduo apontado pelos órgãos fiscalizadores como o verdadeiro líder de uma Organização Criminosa instalada no Governo Estadual, responsável por desvio de recursos públicos e a prática de diversos crimes, inclusive de formação de quadrilha.

Constitucionalmente quem empossa o governador e o vice-governador é a Assembleia Legislativa, que já vem trabalhando na organização do evento. Inclusive foi aprovado um projeto de resolução transferindo a sede do Poder Legislativo para o Teatro Palácio das Artes, visando respaldar juridicamente o ato da Assembleia Legislativa.

Desta forma, como presidente da ALE, o deputado Hermínio Coelho, regimentalmente, é a autoridade competente para empossar Confúcio Moura e Daniel Pereira, respectivamente nos cargos de governador e vice-governador. No entanto, o presidente da ALE informou que caberá ao primeiro vice-presidente do Legislativo estadual, deputado Maurão de Carvalho, presidir a solenidade e empossar os novos governantes do Estado.

Para o deputado Hermínio Coelho , as sucessivas operações dos órgãos fiscalizadores vem desmontando um grande esquema criminoso envolvendo rigorosamente todos os organismos de governo, "e isto é uma demonstração do grau de comprometimento do governador reeleito nestes esquemas. Me sentiria extremamente constrangido em dar posse a um indivíduo que tanto mal tem feito ao Estado, que tanto tem prejudicado as pessoas".

Assessoria