Deputado Lúcio Mosquini anuncia Semana do Peixe em Rondônia

Entre o público alvo do evento estão pescadores, piscicultores, ribeirinhos, colônias de pescadores, empresas ligadas setor, estudantes, supermercados, restaurantes e comunidade em geral.

Publicada em 03 de September de 2015 às 20:56:00

Entre os dias 28 de setembro a 16 de outubro de 2015 acontecerá em Rondônia a Semana do Peixe. A informação é do deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB/RO), um grande incentivador da piscicultura rondoniense no Congresso Nacional.

A Semana do Peixe, em sua 12 edição, é uma campanha realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura com ações integradas de Incentivo ao Consumo do Pescado, desenvolvida pelas Superintendências Federais em todo o Brasil.

Entre o público alvo do evento estão pescadores, piscicultores, ribeirinhos, colônias de pescadores, empresas ligadas setor, estudantes, supermercados, restaurantes e comunidade em geral.

“Um dos objetivos da Semana do Peixe é o incentivo ao consumo de pescado através da divulgação dos benefícios para a saúde do consumo de peixe. Queremos beneficiar toda a cadeia produtiva, do produtor ao consumidor final. Serei um parceiro da Semana do Peixe”, afirmou Mosquini

Além das ações de promoção do pescado, a XII Semana do Peixe é utilizada como experiências para desentravar gargalos de comercialização, favorecendo novas relações comerciais diretas entre produtores locais com redes de restaurantes e supermercados. A participação de órgão de fiscalização na Campanha garante o acesso dos consumidores e produtores a informações sobre as normas legais, qualidade e segurança alimentar do pescado.

Piscicultura em Rondônia
O Estado de Rondônia com 237.576,167 quilômetros quadrados, 1,7 milhões de habitantes, localizado na região norte destaca-se como o maior produtor de peixes em águas não salgadas do País, cultivando 10.805 hectares de lâmina de água doce para uma produção estimada em 77.837.96 toneladas de pescados por ano, segundo estatísticas da secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Possui 3.723 propriedades licenciadas, sendo que 80% correspondem à produção de Tambaqui. Pirarucu, Jatuarana e Pintado totalizam 20% da produção.