Deputados propõem audiência para debater conflito agrário

Região tem mais de duas mil famílias que produzem e estão na eminência de serem expulsas.

Publicada em 06 de May de 2016 às 11:45:00

Os deputados Lazinho da Fetagro (PT) e Cleiton Roque (PSB) apresentaram à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa requerimento coletivo solicitando a realização de audiência pública para o dia 9 de junho, às 9h, no Plenário da Casa de Leis. Área de terá no interior do município envolve mais de centenas de famílias.

Na pauta do debate, o litígio coletivo fundiário da Linha 45, do município de Candeias do Jamari em área de 29 mil hectares compreendidos pelos imóveis, Brasileira, Scalerita e Terras da União, envolvendo mais de duas mil famílias que residem e produzem sobre a área citada.

De acordo com os parlamentares, a audiência pública visa à busca de uma solução efetiva para o que se pode chamar de maior conflito agrário do país, levando-se em conta o tamanho da área litigiosa e a quantidade de pessoas hoje envolvidas.

A área em questão constitui uma região com cerca de dois mil moradores, escolas públicas, posto de saúde, supermercado, hotéis e comércio em geral, além de rede elétrica do Programa Luz para Todos, ruas asfaltadas, entre outros.

Os deputados ressaltaram que a área gerou um litígio que se estende ao longo de quase 20 anos e que se apresenta hoje como uma gigantesca demanda sócia. A preocupação é de a qualquer momento estourar em um grave conflito com severas consequências e baixas de ambas as partes, tanto da força pública, quanto de civis devido ao elevado estado de animosidade que se verifica no local.

Lazinho e Cleiton Roque alertam para a urgente necessidade de uma intervenção rápida e eficaz dos órgãos envolvidos e responsáveis pela política agrária e urbana da União, do Estado  e do município de Candeias do Jamari.

“Para que assim se manifestem e apresentem interesses em pacificar ou, quem sabe solucionar o conflito possessório”, concluíram os deputados.