Desafio é ser mais competitiva e mais produtiva,diz consultor da CNI durante palestra na Fiero

Na sexta-feira (29), a Fiero oferece jantar de confraternização em Cacoal para os empresários e industriais.

Publicada em 27 de May de 2015 às 18:49:00

Duas palestras marcaram o evento em homenagem ao Dia do Empresário da Indústria, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (27 de maio), no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), como parte da programação da Semana da Indústria.

Para o diretor tesoureiro Alan Gurgel, no evento representando o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, se não houver união, se não se pensar no coletivo, as mudanças tão necessárias não acontecerão. Sobre a Federação das Indústrias, Gurgel disse ser uma instituição representativa que traz desenvolvimento, abertura de ideias e novos campos para todos empresários rondonienses. Finalizou convidando a todos a prestigiar a Ação Global que acontece sábado, dia 30, em Cacoal.

A empresária e presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção do Estado de Rondônia (Sindivest/RO), Helena Aparecida Riça Mourão, ressaltou que a comemoração da Semana da Indústria é de fundamental importância para os segmentos produtivos empresariais e industriais. “É quando lembramos que unidos somos mais fortes. É quando lembramos que contamos com uma Federação e um presidente comprometido para nos defender. É quando lembramos que devemos reivindicar para os nossos segmentos e sindicatos”, disse.

O superintendente Gilberto Baptista deu as boas vindas aos empresários, conselheiros, líderes sindicais e demais convidados que marcaram presença. Baptista ressaltou que o caminho é a união e o tema da palestra é pertinente por abordar importância do associativismo e o papel dos sindicatos como forma de defesa dos interesses da indústria e como ampliar os negócios.

O consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Marcelo Lomelino ministrou palestra com o tema ‘Sindicato

Empresarial: Uma nova realidade. Um grande desafio’. Já o contador e representante da empresa Estilo Consultoria, Paulo Henrique Teixeira, abordou os temas como restituição de PIS e Confins, e ICMS sobre energia elétrica.

Segundo Lomelino, “a ideia é trazer para as pessoas um momento de reflexão para entendermos como conseguimos responder aos novos anseios sociais de reunir pessoas para fins comuns” explicou.

Lomelino disse ainda que a indústria tem o papel de alavanca do país. Em seu ponto de vista, o desafio é ser mais competitivo e mais produtivo. “Por isso celebramos a Semana da Indústria, porque é fundamental nos reunir para enfrentar estes desafios” falou.

Casas Sesi, Senai e IEL

Em paralelo ao evento, equipes do Sesi, Senai e IEL também participaram do evento. A equipe do Sesi apresentou para os empresários os serviços que o Sesi oferece para a indústria como saúde e segurança, esporte, lazer e cultura, educação e qualidade de vida. A do Senai apresentou os produtos que atuam na linha de educação e tecnologia, expondo também as ações do programa de robótica Lego que possui em todas as Unidades no Estado. Já os profissionais do IEL realizaram cadastro dos empresários, divulgação dos serviços ofertados, como consultorias em gestão empresarial e inovação, programa de estágio, recrutamento e seleção, e ainda o Prêmio IEL de estágio que ocorrerá em agosto e capacitações empresariais de curta, média e longa duração.

Programação

Na sexta-feira (29), a Fiero oferece jantar de confraternização em Cacoal para os empresários e industriais. No dia 30, o Sistema encerra as comemorações da Semana da Indústria, com a reunião do Conselho de representantes da Fiero e dos conselheiros regionais do Sesi e Senai e realização da 22ª edição da Ação Global, que este ano acontece em Cacoal.